Trilha do Pico do Lopo na Serra do Lopo - Pedra das Flores e Pedra do Cume em Extrema MG

Описание к видео Trilha do Pico do Lopo na Serra do Lopo - Pedra das Flores e Pedra do Cume em Extrema MG

Estivemos em Extrema MG onde fizemos a Trilha do Pico do Lopo na Serra do Lopo passando pela Pedra das Flores e chegando a Pedra do Cume.
Extrema fica a apenas 100 Km da capital, na divisa de Minas Gerais com São Paulo. Cidade tipicamente mineira, com um atrativo de rara beleza, a Serra do Lopo, que vista de sua base assemelha-se a um gigante deitado. Meu objetivo neste dia foi chegar na Pedra do Cume, e alcançar o Pico do Lopo como é conhecido. O acesso é por trilha em meio a muita vegetação e vistas espetaculares. O pico da Pedra do Cume está localizado a 1.780 m de altitude, onde fui contemplado com um incrível visual 360° da região.
Este também é o caminho que faz a trilha da pedra das Flores, distancia um pouco menor do que quem faz a trilha toda até a Pedra do Cume, chegando ao Pico do Cume.
Apesar de seus mais de 1.700 metros de altura, a trilha da Pedra das Flores e continuando, até a Pedra do Cume é fácil e perfeita pra quem está começando a dar seus primeiros passos nesse esporte.
A Serra do Lopo faz parte do complexo da Mantiqueira.
Chegar a cidade de Extrema MG é fácil. Ela fica às margens da Rodovia Fernão Dias (BR 381) e é o primeiro município de Minas Gerais pra quem sai do estado de São Paulo pela Rodovia.
Ir até o portal que antecede a trilha também é tranquilo, são diversas placas a partir da entrada da cidade indicando o caminho, e depois que começar a subir o moro, não tem como se perder, e caso tenha alguma dúvida é só perguntar a alguém como faz para chegar na Pousada Céu da Mantiqueira, onde começa tanto a trilha da Pedra das Flores, quanto a Trilha da Pedra do Cume (mesma trilha na Serra do Lopo, onde uma é continuação da outra)
Dá pra chegar de carro até o início da trilha da Pedra das flores e do Pico do Lopo, mas tem que pagar uma taxa de R$ 20,00.
Subida até o Pico do Lopo:
O percurso para chegar até a Pedra das flores e Pedra do Cume é considerado fácil, mesmo pra quem tem pouco preparo físico. Todo o percurso é bem demarcado, sem grandes desníveis.
A maior parte da trilha na Serra do Lopo é feita dentro da mata, e a primeira parte dela é por uma área descampada, até a Pedra do Altar ou Pedra do Marino como também é conhecida. A partir deste ponto a trilha fica pouco mais fechada, porém bem demarcada. Entre a Pedra dos Cabritos e Pedra das Flores há algumas áreas abertas que eram usadas para camping. Apesar de haver algumas bifurcações nestas áreas, sempre siga pela trilha principal e mais demarcada, e na dúvida, siga sempre pelo caminho da esquerda.
O trecho mais complicado fica entre a Pedra das Flores e a Pedra do Cume. Há um pequeno desnível acentuado no início, mas logo começa a subida até a Pedra do Cume, porém antes de chegar ao topo, o Pico do Lopo, faz-se necessário o uso de uma corda para subir por uma rocha e em seguida é preciso escalaminhar por algumas pedras, porém nada muito complicado. No dia, a corda não estava lá, e no vídeo explico como conseguir subir.
Na Pedra do Cume temos uma visão 360° de cidades de São Paulo e Minas Gerais que ficam ao entorno de Extrema, além de uma visão privilegiada de Monte Verde e da Represa de Joanópolis.
A trilha a partir do portal de entrada até a Pedra do Cume tem cerca de 3.5km. Fui e voltei em três horas e meia, sendo que fiquei 20 minutos na Pedra do Cume e mais uns 15 na Pedra das Flores, além das paradas para fotos e filmagens. Porém o tempo de ida e volta depende muito do ritmo de cada um e do objetivo. O importante é curtir o passeio.
Dicas para subir o Pico do Lopo
Leve água. Pelo menos 1,5 litros. Mesmo que no caminho tenham um pontos de água, nem sempre tem água corrente, então pra garantir teria que encher o cantil logo no início da trilha.

A trilha na Serra do Lopo é tranquila de fazer e bem demarcada, mas se você for marinheiro de primeira viagem ou não se sentir seguro, recomendo contratar um guia para te levar até o topo. Mas, mesmo por ser considerada uma trilha fácil, todo o cuidado é pouco. Eu fui sem guia e deu tudo certo.
Não esqueça do protetor solar. Mesmo que maior parte da trilha seja em mata fechada, as principais atrações são em áreas sem sombra.
Mesmo em dias quentes, não deixe de levar um casaco leve ou corta vento. O vento na Pedra do Cume é intermitente e após alguns minutos parado ele começa a incomodar um pouco, além da sensação de frio.
Leve algo para comer e repor as energias como frutas, barras de cereal ou similares, mas NUNCA jogue lixo no percurso. Sempre traga o lixo junto contigo e descarte ele na lixeira do portal de entrada. Isso incluiu cascas e caroços de frutas como banana e maçã.
Espero que gostem das trilhas na Serra do Lopo, segue o link para compartilhamento:
   • Trilha  do Pico do Lopo na Serra do L...  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке