Juazeiro/BA, o grande polo baiano do Vale do São Francisco, e da fruticultura irrigada.

Описание к видео Juazeiro/BA, o grande polo baiano do Vale do São Francisco, e da fruticultura irrigada.

O Município de Juazeiro está localizado no norte do estado da Bahia, à margem direita do Rio São Francisco, na Mesorregião do Vale São Franciscano da Bahia e Microrregião de Juazeiro, e fica a 500 quilômetros da capital baiana. Sua população segundo estimativa IBGE 2024 é de 254.481 habitantes, de acordo com o censo do do IBGE, realizado em 2022, sendo o quinto município mais populoso da Bahia, atrás de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

A cidade, inserida na Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, destaca-se pela agricultura irrigada.

É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas que adornam embarcações típicas no rio São Francisco. Seu nome se origina da árvore do juazeiro, endêmica do sertão nordestino.

O seu relevo pode ser caracterizado como pediplano sertanejo, várzeas e terraços aluviais. Enquanto que o solos variam entre eutróficos, vertissolos, litólicos eutróficos, cambissolo, aluviais, pozólico vermelho - amarelo eutrófico e regossolo distrófico. Nessas terras, encontra-se alguns minerais, como o amianto, cobre, mármore, calcário, jaspe, salitre, calcita e manganês. A geologia classifica os solos juazeirenses como rochas básicas quartzo biotita, biotita granitos, depósitos aluviares e coluionares. Ou ainda, ultra básicas anfibiólitos, calcários, depósitos fluviais.

O município tem um PIB de 5.181.520.250 bi, e é o mais industrializado do vale do São Francisco, pois conta em seu distrito industrial (DISF - Distrito Industrial do São Francisco) com diversas indústrias e outros tipos de empresas. Está localizado ao sul da cidade de Juazeiro, cortado pela BR-407 e BR-210.

A região compreendida pelas cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE tornou-se o maior centro produtor de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros; este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas além da produção de vegetais a região é conhecida nacional e internacionalmente pela produção e qualidade dos vinhos, que tiveram grande crescimento com a implantação de mecanismos de irrigação, tornando-se a única região do país a colher duas safras de uvas por ano, e a maior exportadora e produtora de frutas do Brasil, mesmo se localizando no centro do polígono das secas.

Vale ressaltar que em Juazeiro se encontra um dos maiores "CEASAS" (central de abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do Norte-Nordeste do Brasil, sendo maior até que muitos Ceasas de várias capitais e responsável pela produção agrícola que abastece várias regiões do país.

O turismo vem recebendo investimentos destinados ao desenvolvimento turístico da Zona turística dos Lagos do São Francisco, uma das zonas da Bahia com potencial turístico na qual está inserido. E entre as atrações turísticas da cidade pode-se destacar a orla fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D'água e as vinícolas da região.

A Orla fluvial é muito movimentada. Apresenta uma rede de bares e restaurantes movimentados onde pode-se apreciar a beleza do rio São Francisco.

O Vaporzinho foi o primeiro navio a vapor que navegou no Velho Chico, tendo sido importado dos Estados Unidos, antes de navegar nessa região ribeirinha fazendo o trecho Juazeiro-BA/Pirapora/MG, navegou no rio Mississipi, nos Estados Unidos. Localizado na orla fluvial da cidade, é um monumento que homenageia os navegantes e a navegação que foram o eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade.

O Museu do São Francisco, recentemente, foi restaurado apresenta um acervo rico da história da cidade e do rio São Francisco.

A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da Região Nordeste. Ela passou por um processo de ampliação.

O Parque da Lagoa de Calu é um parque multimodal de lazer e entretenimento que, recebeu este nome por conta de Dona Calu, uma senhora que vivia numa casinha de Taipa nesta região. Inicialmente era chamado "Buraco" de Calu, uma referência às características do local em que ela residia. Dona Calu morreu anos antes da reforma que deu origem ao Parque da Lagoa.

A estátua Nego D'água está localizada dentro do rio São Francisco, na margem juazeirense. É uma homenagem juazeirense às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos.

A cidade também é um grande polo de saúde e universitário, contando com diversas instituições de nível superior, e também um importante centro comercial e de serviços.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке