Vídeo 3.2 - Mini-Exame do Estado Mental (anormal)

Описание к видео Vídeo 3.2 - Mini-Exame do Estado Mental (anormal)

Mini-Mental (anormal) – 9,50 min

É composto por 11 itens e a pontuação máxima é de 30 pontos. Inicialmente perguntamos ao paciente a data de hoje (ano, mês, dia do mês, dia da semana e hora aproximada) e onde estamos (estado, cidade, bairro, local geral e específico). Neste caso, a paciente acertou somente a hora aproximada (orientação temporal = 1) e a cidade e o estado (orientação espacial = 2 pontos). Em seguida, solicitamos ao paciente repetir três palavras aleatórias (registro). Deve-se ter o cuidado de falar as três palavras com clareza e pausadamente (um segundo para cada palavra), para focalizar a atenção auditiva. Oriente o paciente a ouvir atentamente as três palavras e, logo em seguida, repetí-las. A primeira repetição determina o escore do paciente (0 a 3). A paciente repetiu as 3 palavras (registro = 3 pontos). Após a pontuação, certifique-se que o paciente memorizou as palavras, explicando que terá que repetí-las posteriormente. Repita quantas vezes forem necessárias. O próximo item avalia a atenção e concentração (função executiva), além de servir como elemento distrator para avaliação da memória de evocação. Solicite que faça o cálculo (“sete seriado”) ou que soletre a palavra mundo “da última letra para a primeira”. A tendência é o uso do “sete seriado”, por depender menos do nível de escolaridade. A paciente acertou somente a primeira subtração (100 – 7 = 93) (Atenção e cálculo=1 ponto). Em seguida, o paciente deverá repetir as 03 palavras memorizadas anteriormente. Habitualmente o paciente gasta, no máximo, 30 segundos para a evocação. Cada palavra evocada vale 1 ponto, independente da seqüência. Neste caso, a paciente não evocou nenhuma das 3 palavra (evocação = 0). Continue o teste, apontando para uma caneta (1 ponto) e um relógio (1 ponto) e pedindo ao paciente para nomeá-los. A paciente nomeou corretamente (Nomear: 2 pontos). Em seguida, o paciente deverá repetir a frase “nem aqui, nem ali, nem lá”, na seqüência correta (1 ponto). Certifique-se de que o paciente ouviu a ordem com clareza. Permita somente uma tentativa. A paciente executou esta tarefa corretamente (repetir = 1 ponto)

Neste momento, apanhe uma folha de papel. Estenda para o paciente e dê a ordem: “Apanhe esta folha de papel com a mão direita, dobre-a ao meio e coloque-a no chão”. O escore é dado pela seqüência correta das 3 ações. O paciente pode utilizar as duas mãos para dobrar a folha quantas vezes quiser. Observe que a paciente pegou a folha com a mão esquerda (0 pontos), dobrou-a ao meio (1 ponto) e colocou-a no chão (1 ponto). Portanto, no item comando de estágios a pontuação foi de 2 pontos. Mostre a frase FECHE SEUS OLHOS e peça ao paciente “fazer o que está escrito”. As letras devem ter tamanho adequado. Não se deve falar para o paciente, pois estamos testando a leitura. A paciente leu e compreendeu o comando (Ler e executar = 1 ponto). A cópia dos dois pentágonos avalia a presença dos 5 lados ou 10 ângulos e da interseção. Tremor e rotação do desenho devem ser ignorados. A paciente não desenhou o primeiro pentágono corretamente (Copiar diagrama = 0). O item escrever uma frase ou sentença completa implica na presença mínima do sujeito e do verbo, devendo ter sentido. O comando é “escreva uma frase que tenha começo, meio e fim, e faça sentido”. O termo frase pode não ser entendido. Peça ao paciente escrever “alguma frase bonita” ou ditado conhecido. Não exemplifique para o paciente. A paciente não conseguiu realizar esta tarefa (Frase = 0).

Resultado final: A pontuação final no teste foi de 13 pontos, considerada anormal, mesmo em pacientes com baixa escolaridade. A paciente tem 2 anos de escolaridade. No início do teste, a queixa de esquecimento foi caracterizada como tendo início há cerca de 1 ano e meio e com caráter progressivo. O diagnóstico inicial foi de depressão. Provavelmente, tratava-se de “pseudo-depressão” (demência simulando depressão). Outro aspecto característico é o “sinal do pescoço” (a paciente vira-se para a acompanhante para confirmar a resposta ou para pedir ajuda”).

Комментарии

Информация по комментариям в разработке