ROSÁCEA - O que é, sintomas, tratamentos e causas

Описание к видео ROSÁCEA - O que é, sintomas, tratamentos e causas

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. A afecção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas.

A pele fica mais sensível e seca, associada a uma vermelhidão local.

Outros sintomas incluem telangiectasias (pequenos vasos finos dilatados na pele), e piora dos sintomas no verão.

Pode ser confundida com a acne. A rosácea é comum, sendo caracterizada por sua vermelhidão facial persistente. Normalmente tem uma evolução recorrente e remitente, com sintomas controlados por medidas de estilo de vida, cuidados gerais com a pele, medicamentos e alguns procedimentos.

A rosácea é divida em quatro tipos. Conheça cada um deles:

Eritemato telangectasia: o tipo mais comum da rosácea, faz com que a pele fique avermelhada e com vasos aparentes. É facilmente notada na face e se agrava com exercícios físicos, exposição solar e consumo de bebidas alcoólicas. Pode apresentar ardência.

Pápula pustular: além da vermelhidão, este tipo de rosácea apresenta o surgimento de lesões que se assemelham a espinhas.

Fimatosa: a inflamação deixa a pele mais espessa e avermelhada. Regiões como o nariz podem aumentar de tamanho, ficar irregular e as regiões ao redor do rosto podem ser comprometidas.

Ocular: este tipo de rosácea acomete a área dos olhos, na região próxima aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Caso não seja tratada, pode evoluir e interferir na visão.

A patogênese da rosácea é multifatorial e inclui:

Suscetibilidade genética
Associação com polimorfismos de nucleotídeo único relacionados ao complexo principal de histocompatibilidade de classe II.

Microbioma alterado da pele e do intestino
Supercrescimento bacteriano do intestino delgado, infecção por Helicobacter pylori e aumento da densidade de Demodex folliculorum e Staphylococcus epidermidis na pele podem desempenhar um papel na inflamação da pele.
A desregulação da resposta imune pode levar a inflamação excessiva, vasodilatação, dilatação linfática e angiogênese.

Mecanismos neurocutâneos
Os gatilhos incluem luz ultravioleta (UV), mudança de temperatura, exercícios, alimentos condimentados, álcool, estresse psicológico, poluição do ar e tabagismo.

Barreira da pele prejudicada
A pele afetada apresenta características que indicam comprometimento da barreira cutânea, permitindo colonização bacteriana e inflamação.

#rosacea #inflamacao #acne #cosmiatria #laser #dermatologia

Importante avaliar cada caso, para podermos definir o melhor protocolo de acordo com os seus objetivos e condições atuais da sua pele.

Não se esqueça de procurar sempre um médico dermatologista habilitado para cuidar da saúde da sua pele! Até logo!

-----------------------------------
Gostou do vídeo? Deixe seu like.

Clique em Inscrever-se para receber vídeos novos toda semana

Até mais!

Aviso Legal

As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.

A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data.
De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.

—————————————————————————————
Dra. Juliana Toma - CRM-SP: 156490 - RQE 65521
Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatolgia
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA

Комментарии

Информация по комментариям в разработке