Se estamos no ponto A e nosso objetivo é chegar no ponto B, porém o vento está justamente nessa direção, se colocar a proa do barco para o objetivo, ficaremos com a proa apontada pro vento. Dessa forma não saímos do lugar.
Quando a proa está apontada para o vento, não conseguimos andar pra frente porque a vela fica panejando igual uma bandeira. Ou seja, a vela não consegue aproveitar a força do vento.
Para sair dessa posição, precisamos soltar a escota, colocar lento o leme no meio e puxar rápido para o seu lado, colocar lento o leme no meio e puxar rápido para o seu lado, até a proa sair de proa ao vento.
Agora devemos sentar corretamente, caçar a vela e velejar no rumo de contravento até o objetivo.
Para velejar corretamente no rumo de contravento, precisamos aplicar 2 regras: a 1ª regra é colocar a vela na quina. Pra facilitar, imagina uma bolinha de tênis caindo da ponta da retranca até a quina.
A 2ª regra é orçar até a testa da vela vela quase bater.
Se a vela bater, eu preciso arribar até a vela ficar cheia. Quando a vela ficar cheia, devo colocar o leme no meio imediatamente. Isso é velejar no rumo de contravento.
Passados alguns metros e alguns segundos velejando de contravento é sempre bom conferir se a vela está na quina, e orçar até a vela quase bater. Isso faz você ter certeza que está velejando no contravento corretamente.
Se a sua vela tem as birutinhas na testa, precisa manter as birutinhas esticadas, na horizontal, paralelas.
Geralmente, temos pelo menos uma birutinha de cada lado da vela. E a birutinha que devo ficar mais atento é aquela que fica atrás da vela, a birutinha de sotavento, aquela birutinha que fica mais difícil de visualizar.
E funciona dessa forma:
Se a birutinha cair, você deve orçar.
Se a birutinha subir, ir pra frente, descolar da vela ou girar, também devemos orçar.
Devemos orçar até a birutinha ficar esticada novamente. Birutinha ficou esticada, coloco o leme no meio imediatamente.
Se por acaso, você orçar muito, a vela vai começar a bater na testa. Arribo, birutinha fica esticada e coloco o leme no meio.
Quando forem colocar em prática vão perceber que não é muito fácil deixar a birutinha esticada, porém com muita atenção e treino, aos poucos vai ficar fácil.
Bons ventos e até o próximo vídeo.
Instagram: @allangodoy_
Gravado no: Iate Clube de Brasília (@iatebsb).
Para gravar os vídeos recebi o apoio dos professores de vela:
Bruno Ferreira: @brunorickferreira
Bernardo Souto: [email protected]
Marina Garrido:
Информация по комментариям в разработке