Nesse vídeo iremos nos aprofundar no 3I/Atlas, o Misterioso cometa que vem mudando de rota e poderia destruir a terra caso venha em nossa direção. E falaremos também sobre o escudo natural que esse artefato possui.
Desde que foi descoberto em 1º de julho de 2025, o cometa interestelar 3I/ATLAS tem mexido com o imaginário popular. O fato de vir de uma região externa ao nosso sistema solar desperta curiosidade sobre o que o objeto poderia trazer das regiões extrassolares.
Até mesmo um artigo científico (não revisado por pares) chegou a ser publicado em um repositório, afirmando que o objeto interestelar poderia ser um artefato alienígena disfarçado de cometa, e potencialmente hostil. A comunidade científica logo rejeitou o estudo, considerando-o um desrespeito ao método científico.
Agora, um estudo recente, baseado em observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST), revelou alguns detalhes incomuns sobre o 3I/ATLAS, como uma coma (a nuvem de gás e poeira ao redor do núcleo do cometa) dominada por dióxido de carbono (CO₂), uma concentração jamais vista em cometas.
Hospedada no repositório de pré-impressões Zenodo, e ainda não revista por pares, a pesquisa, conduzida com o espectrômetro NIRSpec do JWST, revelou que a coma do 3I/ATLAS contém aproximadamente oito vezes mais dióxido de carbono do que água, o que ultrapassa em mais de seis vezes o limite de variação esperado.
Como o objeto está viajando a uma velocidade acima de 210 mil km/h, os pesquisadores estão em uma verdadeira corrida contra o tempo (o cometa passa pelo Sol em outubro) para extrair o máximo de informações sobre a química peculiar desse visitante que jamais veremos novamente.
O James Webb foi chamado a observar o raro objeto interestelar (é o terceiro, após o ‘Oumuamua e o cometa 2I/Borisov), pois é o único telescópio espacial que consegue observar no infravermelho médio e próximo, onde aparecem as assinaturas espectrais de gases voláteis, no caso água (H₂O), dióxido de carbono (CO₂) e monóxido de carbono (CO).
Além de confirmar a procedência extrassolar do 3I-ATLAS, e sua composição química incomum, o JWST estimou que o cometa possui um núcleo sólido entre 320 metros e 5,6 quilômetros de diâmetro, com uma atividade de emissão de água (OH) detectada a distâncias superiores a 3 unidades astronômicas do Sol (450 milhões de km).
O 3I-ATLAS pode ser o cometa mais antigo já observado até hoje. Segundo um modelo computacional desenvolvido pela equipe que o descobriu — do telescópio de pesquisa Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) — nosso visitante espacial teria mais de sete bilhões de anos, ou seja, mais velho que o Sistema Solar.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @canaltribourbana
Instagram Tribo Urbana
/ canal_tribourbana
Instagram Maycon Irineu
/ maycon.irineu
Facebook
/ canaltribourbana
Compartilhe esse vídeo
• 3I/ATLAS - O MISTERIOSO COMETA QUE MUDOU A...
=========================================================
O Canal Tribo Urbana é um canal de entretenimento completo. Aqui você vai encontrar o melhor do Jornalismo, curiosidades, comédia, cultura pop, histórias e fatos interessantes do Mundo.
Se inscreva no Canal, e venha fazer parte dessa Tribo!!
Contatos comerciais: [email protected]
#cometa #galáxia #ciencia #ufologia #noticias
Информация по комментариям в разработке