História do JEEP Willys

Описание к видео História do JEEP Willys

O JEEP Willys, JEEP Ford, ou Jipe, possui um dos designs automotivos mais reconhecidos da história em todo o mundo, nascido em tempo de guerra fez grande sucesso também no meio civil, esteve presente no Brasil como primeiro fora de estrada do país, e ainda é sinônimo de um verdadeiro off road raiz.
A história da marca Willys, começou com a Standard Wheel Company, uma fábrica de pequenos automóveis criada em 1902 no estado de Indiana nos EUA, que em 1905 mudando-se para a capital do Estado, Indianápolis, mudou o nome para Overland Co. Devido a uma crise financeira dois anos depois dessa mudança, o controle acionário da empresa foi adquirido por John Willys, a empresa foi rebatizada como Willys-Overland Co.
As forças armadas Norte Americanas, a algum tempo já estudava e testava veículos pequenos de reconhecimento para emprego em conflitos, ao final dos nãos 30 concluiu pela criação de um automóvel feito especificamente para fins militares, sem adaptações, e estabeleceu os parâmetros necessários para o veículo, comunicando às várias fabricantes para que apresentassem seus protótipos, para possível aquisição pelo governo, pois sua participação na 2ª guerra mundial era iminente. Das 135 companhias que receberam a proposta, apenas três aceitaram a empreitada: a American Bantam, a Willys-Overland, e por último, a Ford.
A Bantam foi a única a se comprometer com o prazo, e entregou seu protótipo a tempo, em setembro de 1940, más o exército concluiu que a companhia não tinha capacidade produtiva para entregar os veículos dentro do prazo para produção, então, além de compartilhar o projetos da Bantam com a Willys e a Ford, as incentivou a darem sequência a seus próprios projetos com prazo extra. Assim, dois meses depois a Willys entregou o protótipo Quad, e a Ford o Pygmy, que se juntaram ao Bantan para a bateria de testes do exército. Satisfeito com os testes o Exercito concedeu às 3 fabricantes um contrato para produção de 1500 unidades cada, os protótipos foram rebatizados e passaram por algumas revisões, e foram produzidos até o final de 1941 2605 Bantan BRC 40, 1555 Willys MA (military model A) e 4458 Ford GP.
Então, o Exército decidiu que a próxima leva teria 16 000 veículos, e seria fornecida por apenas uma das fabricantes, foi escolhido o modelo da Willys, que incorporou alguns detalhes positivos das outras duas marcas, renomeando o carro para Willys MB, a marca porém, percebeu que não seria capaz de atender à demanda e, por isso, a Ford conseguiu um contrato para fabricar os veículos efetivamente iguais, mas o modelo da Ford se chamava Ford GPW.
Durante a segunda guerra, que durou de 1939 a 1945, foram fabricados cerca de 363 mil exemplares do jipe da Willys e 280 mil unidades do modelo da Ford, os EUA enviaram os jipes para todos os países aliados, inclusive para o Brasil.
A história do jipe Willys continuaria após a guerra, a marca buscou encontrar novos usos para o seu carro, começou a oferecer versão de rua batizado de Jeep Willys CJ – sigla de Civilian Jeep, criou a SW que depois daria origem a Rural no Brasil, entre outros.
Em 1952 foi fundada a Willys Overland do Brasil, por um grupo de investidores brasileiros, e em seguida foi inaugurada sua primeira fábrica brasileira, em São Bernardo do Campo (SP), os primeiros jipes Willys montados no Brasil eram do modelo CJ5, com tração em duas ou quatro rodas e câmbio de três marchas com redução.
O sucesso obtido pelo modelo levaria a sua rápida nacionalização, no final de 1958, começam a ser fabricados os primeiros CJ-5 totalmente brasileiros, o motor Willys BF-161 passou a ser produzido em Taubaté, era o primeiro motor a gasolina fabricado no país, e também equipava outros veículos da marca, como o AeroWillys, já que vários outros modelos de automóveis também seriam trazidos pela Willys, que até 1961 seria a maior indústria automobilística da América Latina.
Um notável modelo, alongado, começou a ser fabricado em 1961, era a mesma plataforma do CJ-5, alongado em 20 polegadas, seu nome era CJ-6, ou jipe Universal 101, más foi apelidado de Bernardão. A Willys Overland montou uma fábrica em Jaboatão, em Pernambuco.
Em outubro de 1967 foi anunciada a compra da totalidade das ações da Willys do Brasil pela Ford, que assumia um enorme patrimônio em produtos, unidades industriais e revendas, era a mais variada gama de veículos 4×4 do país, o Jeep Willys era chamado de Jeep Ford, com versão 4x2, e 4x4 duas ou quatro portas, em 1971 a picape Willys foi renomeada para F-75, e em 1972 a antiga Willys Rural foi rebatizada de Ford Rural, sem mudanças estéticas más deixando de vez o nome da antiga marca.
A partir de 1975, o Jeep recebeu sua terceira e última motorização, um Ford OHC 2.3 a gasolina, que no início da década de 80 também recebeu versão a Álcool.
O Jeep teve sua produção encerrada pela Ford em abril de 1983.

CONTATO do Canal: [email protected]
FACEBOOK:   / qravolantao  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке