Painel de Educação
A valorização da educação inclusiva, colaborativa e de qualidade, aliada a novos paradigmas da criação, uso e disseminação do conhecimento, tem um inestimável poder de transformação. Este painel discutirá temas transversais aos outros, como à alfabetização tecnológica, educação emancipatória, educação ambiental, valorização da educação dos povos originários da América Latina e do Caribe, educação como meio descolonizador, educação aberta, recursos educacionais abertos, pedagogia de projetos etc. Como a cultura do conhecimento livre e aberto utilizando pedagogias novas ou já existentes podem proporcionar e promover uma educação vocacionada para a formação de pessoas autônomas e para a construção de uma sociedade equânime?
A educação conectiva, também chamada de transdisciplinar, que instruí os estudantes a mesclar saberes, fará surgir novas áreas de atuação, novas teorias econômicas, sociais e políticas, assim como novas dinâmicas de interações humanas. Por outro lado, a educação em tecnologias livres imprescindivelmente tem um incrível potencial eficaz de transformação social, econômica, política, e massificação da redução da desigualdade social e melhoria da qualidade do ensino. Quais são os resultados possíveis quando misturarmos estes universos? Venha pensar novas formas de se fazer educação!
Mais informações em: https://tecnox.org/
Sobre Nelson Pretto (Brasil):
Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC (2015/2019) ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia no período 2007/2011, assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação/UFBA por dois mandatos (2000/2008). Foi editor da "Revista entre ideias: educação, cultura e sociedade" (antiga Revista da Faced). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa "Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento" (UFRJ) e "Ábaco" (UnB).
Информация по комментариям в разработке