Os ônibus espaciais foram aposentado em 2011, mas muita coisa aconteceu antes e depois disto. Abandonos, turnê mundial e até um furação fazem parte desta maravilhosa história sobre a primeira e única nave espacial construída pelo ser humano.
0:00 Introdução
0:41 Ônibus Espaciais Construídos
0:54 Enterprise
6:00 Discovery
6:51 Atlantis
8:17 Endeavour
11:57 Encerramento
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @spaceorbit
Começando com o Enterprise, que remete o nome da conhecida espaçonave da série Star Trek.
Este foi o primeiro protótipo do shuttle a ser construído ainda no meio dos anos 70, o objetivo dele era realizar testes aerodinâmicos e nunca chegou a ir ao espaço, pois nem motores ou proteções térmicas tinha.
Mas mesmo assim tem o seu valor histórico por ter sido o caminho para o desenvolvimento de todos os outros ônibus espaciais.
Ele fez seu último teste de voo em 1977 e acabou sendo aposentado em detrimento da construção da Challenger.
Porém, o verdadeiro show do Enterprise começaria em 13 de maio de 1983, quando começou uma turnê quase que mundial que passou por diversas cidade americanas antes de voar para Islândia, Inglaterra, Alemanha França, Itália e ainda deu uma passadinha no Canadá na volta.
Mas como transportar um veículo deste tamanho?
Nada como ter um Boeing 747 modificado justamente para transportar todos os ônibus espaciais em suas movimentações durante o período do projeto.
Isto o tornou o primeiro ônibus espacial a fazer uma viagem intercontinental, o que na verdade foi a maior viagem que o Enterprise fez em sua história.
As exibições públicas continuaram nos anos seguintes, passando Feira Mundial de 1984 e até rolaram mais alguns testes de encaixe de componentes neste meio tempo, mas novamente seria colocado em armazenamento, mas desta vez próximo ao mítico Saturno V no Kennedy Space Center, lugar onde infelizmente o Enterprise acompanharia a tragédia da missão Challenger em 1989.
O próximo da nossa lista é o Discovery que como já vimos, ele foi parar no lugar do Enterprise no Centro Steven F. Udvar-Hazy no Museu Nacional Aeroespacial do Smithsonian após sua aposentadoria em 9 de março de 2011.
A NASA realizou um processo de descontaminação que durou cerca de um mês, mas o envio para Chantilly, Virginia ocorreu somente em 17 de abril de 2012 com a exposição começando já no dia 19.
E desde então o Discovery está no mesmo lugar.
Agora vamos falar do Atlantis, o último ônibus espacial a ser aposentado, sendo aquele que realizou a missão STS-135, a última do programa.
Depois de realizar seu último pouso no Shuttle Landing Facility no estado da Flórida em 21 de julho de 2011, o Atlantis já tinha destino certo, o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center.
E vamos falar agora do meu ônibus espacial preferido, o Endeavour.
Após sua aposentadoria, cerca de 20 empresas se interessaram na aquisição do orbitador para exibi-lo ao público.
Quem acabou sendo escolhido foi o Califórnia Science Center, o que foi um pouco controverso visto que o museu não tinha planos e nem curadores para seguir com o plano de aquisição do veículo.
Apesar disso, o Endeavour chegou o aeroporto internacional de Los Angeles no dia 21 de setembro de 2012 e ai que começaria uma operação de guerra para leva-lo ao seu destino final.
E acabou demorando mais do que o esperado, mas o Endeavour chegou ao seu destino e a visitação começou em 30 de outubro no Pavilhão de Exposições Samuel Oschin para o Ônibus Espacial Endeavour.
No futuro, o museu será ampliado e colocará o Endeavour em posição vertical juntamente com seus boosters, sendo o único conjunto completo do ônibus espacial em exposição no mundo.
E se você quer conhecer o California Science Center, este também é gratuito, e além do ônibus espacial tem muitas outras atrações como um módulo Apolo, a Gemini 11, trajes espaciais que foram para a Lua e muito mais!
Muito legal ver que milhões de pessoas acompanharam todos estes eventos na época e outros milhões visitam essas máquinas que ajudam a contar um pouco da história da exploração espacial humana.
#SpaceShuttle #OnibusEspacial #Nasa
Информация по комментариям в разработке