Um supercomputador é um computador com alta velocidade de processamento e grande capacidade de memória. O aparelho é muito utilizado em áreas de pesquisa onde uma grande quantidade de processamento se faz necessária, como previsão do tempo, estudos de aerodinâmica e exploração de petróleo e gás natural.
Um supercomputador, basicamente, representa o que há de mais avançado no que a tecnologia de processamento já alcançou em termos de velocidade. Esses aparelhos, geralmente, são desenvolvidos por empresas tradicionais, mas não são produzidos em série.
É certo dizer que um supercomputador, como o próprio nome sugere, é inúmeras vezes mais potente do que um computador comum que usamos no cotidiano.
Tendo como base de comparação, o Dragão, um dos supercomputadores da Petrobras, tem um processamento equivalente a 4 milhões de celulares ou 100 mil notebooks modernos.
O Dragão, que é o supercomputador mais moderno e potente da empresa, é um gigante que pesa 20 toneladas e teria 34 m de altura caso os gabinetes fossem empilhados. Com 200 terabytes de memória RAM (Random Access Memory), rede de 100 gigabits por segundo, e mais de 500 processadores trabalhando juntos, o supercomputador é o maior da América Latina.
O equipamento é utilizado para atuar no atendimento de necessidades de processamento de dados geofísicos da Petrobras, além de contribuir para os programas estratégicos da empresa.
Mas, além desse, a Petrobras também conta com outros supercomputadores, sendo eles: o Grifo - que já foi o maior supercomputador da indústria de petróleo do mundo -, o Andrômeda, o Fênix e o Atlas. Todos eles trabalham processando as informações sobre as camadas que estão abaixo da Terra.
A questão é que, quando se trata de algo “super”, como são os supercomputadores, logo relacionamos a imagem de algo grande. E de fato esses equipamentos são muito maiores do que os tradicionais.
No entanto, as peças em si não possuem um tamanho gigantesco. Na verdade, fazer um computador potente, basicamente, é reunir várias peças para aumentar a potência.
Para testarmos isso na prática, nós fizemos um “mini” supercomputador. Se você quer saber como fazer isso, assista ao vídeo na íntegra e descubra. Não esqueça também de compartilhar com aquele seu amigo que adora essas novidades tecnológicas.
► Como ACHAR PETRÓLEO debaixo do mar? • Como ACHAR PETRÓLEO debaixo do mar?
► Você SABE MESMO o que é PRÉ-SAL? • Você SABE MESMO o que é PRÉ-SAL?
► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenori...
Dúvidas e sugestões: [email protected]
Negócios: [email protected]
Imprensa e convites: [email protected]
Site: http://manualdomundo.com.br
Facebook: / manualdomundo
Instagram: / manualdomundo
Instagram Mari: / amarifulfaro
Twitter Iberê: / iberethenorio
CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Roteiro: Fernando A. Souza
Consultoria técnica: Arthur Okuda
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistentes de produção: Roberto “Pena” Spinelli e Vitor Moreira
Edição e finalização: Mariah Kay
Patrocínio: Petrobras
Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Информация по комментариям в разработке