A Escravidão na África e o Tráfico Atlântico de Escravos (Parte 1)

Описание к видео A Escravidão na África e o Tráfico Atlântico de Escravos (Parte 1)

"A escravidão na África e o tráfico atlântico de escravos: feições, dinâmicas e interações." (1ª Parte)
Docente Responsável: Profa. Dra. Maria Cristina C. Wissenbach (DH/FFLCH-USP) para o Curso de Atualização "Diálogos e resistências: A África no Brasil e o Brasil na África" (1º semestre de 2013 - AULA 3 de 5).
Promovido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O objetivo da aula é apresentar e discutir as diferentes formas que a escravidão assumiu nas sociedades africanas no período pré-colonial tendo como base o capítulo sobre o tema de Alberto da Costa e Silva. Procurar-se-á desenvolver também a questão das interações entre poder politico e comércio de escravos na África Ocidental e entre as formas de obtenção de escravos e as dinâmicas do tráfico atlântico ao longo dos séculos XVII ao XIX. Considerando-se, por outro lado, o comércio de escravos em sua feição histórica, pretende-se avaliar quantitativamente suas variações no tempo e nos diversos espaços africanos e americanos, bem como seus impactos tanto nas sociedades africanas quanto na sociedade brasileira desse período. Por fim, realizar uma discussão sobre as fontes disponíveis sobre o tema.
Textos de base para a aula:
Alberto da Costa e Silva. A escravidão entre os africanos. In: A manilha e o libambo. A África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, Fundação Biblioteca Nacional, 2002, p. 79-132.
Paul Lovejoy. A exportação de escravos, 1600-1800. In: A escravidão na África – uma história de suas transformações. Tradução Regina Bhering e Luiz Guilherme Chaves. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 89-109.
The Trans Atlantic Slave Trade Database Voyages. Emory University; W. E. B. Du Bois Institute (Harvard University) 2008/2009. Disponível em: http://slavevoyages.org/tast/index.faces.
Olaudah Equiano. A interessante narrativa da vida de Olaudah Equiano ou Gustavus Vassa o Africano (1789). Trechos selecionados e traduzidos de Equiano´s Travels. His Autobiography. The Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano or Gustavus Vassa the African. Edited by Paul Edwards. Nova York: F. A. Praeger, 1967.

EMENTA GERAL DO CURSO:
Oferecido pela equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África, o curso visa familiarizar professores do ensino básico com temas ligados às realidades africanas e afro-brasileiras de forma a estimulá-los a aprofundar seus conhecimentos com vistas especialmente a poderem abordar com mais consistência assuntos estabelecidos pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação à lei 10639/03. Com uma proposta de abordagem interdisciplinar, de acordo com o perfil da equipe e com as diretrizes da lei, terá como eixo de articulação entre as aulas, de um lado a problemática dos diálogos mantidos entre sociedades africanas e agentes de sociedades de fora do continente, e de outro as resistências empreendidas por grupos e sociedades africanas diante de situações de contato com agentes externos a elas.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке