O cantor, músico e compositor jamaicano tinha apenas 36 anos quando morreu, mas sua fama e importância para música mundial não se foi com sua morte. Bob continua sendo referência para milhares de músicos e conquistando os ouvidos das novas gerações.
Seus ricos hinos de paz e luta, esperança e descontentamento, ainda reverbéram globalmente e especialmente em sua Jamaica natal, uma pequena nação cuja rica cultura seu filho mais famoso popularizou em um cenário internacional.
Marley foi diagnosticado com melanoma lentiginoso acral em 1977, um tipo raro de câncer de pele que exige uma maior atenção ao diagnóstico. O câncer foi descoberto pela primeira vez de baixo de uma unha quando ele sofreu uma lesão no pé jogando futebol. Inicialmente Bob não deu muita importância para o problema, mas vendo que o machucado não cicatrizava teve que procurar ajuda médica especializada.
Com o diagnostico de câncer , os médicos recomendaram a Bob Marley que o melhor tratamento seria a amputação do dedo do pé, porém Bob não aceitou esse tratamento, pois ia contra suas crenças na fé rastafari ,que considera pecado a amputação de qualquer parte do corpo . A filosofia rastafariana acredita que o corpo é um templo que jamais deve ser modificado, por isso Marley se apresentava com o cabelo e a barba comprida, visual típico das pessoas que seguem essa crença.
Como tratamento ao câncer Marley optou em fazer um enxerto de pele, mas em 1980 a doença se espalhou por todo o corpo e nada mais podia ser feito para tratá-la.
Já ciente de sua condição de saúde Bob Marley resolveu realizar uma última turne de despedida para seus fãs.
Enquanto estava em Nova York em 1980 para realizar dois shows no Madison Square Garden, Marley desmaiou durante uma corrida no Central Park. Ele foi levado às pressas para o hospital, onde os médicos descobriram que o câncer havia se infiltrado em seu cérebro, pulmões e fígado.
Depois de um último show em Pittsburgh nos Estados Unidos em Setembro de 1980, ele tomou a devastadora decisão de cancelar o resto de sua turnê e tentar um tratamento baseado em dieta na Alemanha.
Nos oito meses seguintes, ele continuou lutando contra o câncer, mas, percebendo que não estava tendo resultado Marley tomou a decisão de voltar par a Jamaica .
Aos 36 anos de idade e já bastante abatido, Bob Marley aceita seu destino e entende que nada mais poderia ser feito. Ele decidiu viajar para encontrar a morte em sua terra natal, mas teve seus planos interrompidos: passou muito mal dentro do avião e precisou ser internado na cidade de Miami.
Ele foi levado às pressas para o hospital que hoje é o Hospital da Universidade de Miami, onde perdeu a luta pela vida, ao seu lado estava seu filho Ziggy que sempre esteve próximo ao seu pai.
Foi para Ziggy que também é músico que Bob deixou sua última mensagem. As últimas palavras da lenda do reggae foram: "O dinheiro não compra a vida".
Marley recebeu um funeral de estado na Jamaica em 21 de maio de 1981, que combinava elementos da tradição ortodoxa etíope e rastafari. Ele foi elogiado pelo ex-primeiro-ministro Edward Seaga e enterrado em uma capela perto de sua cidade natal, com seu violão.
De maneira similar a Elvis Presley ou John Lennon, Bob se tornou uma figura mítica no imaginário popular do mundo inteiro. Ainda nos dias de hoje, ele é considerado o Rei do Reggae e um dos maiores defensores da paz e da igualdade social.
E foi assim que Bob Marley morreu!
Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Информация по комментариям в разработке