COVID-19-Timbila Tathu(áudio oficial)-Zavala/Mozambique

Описание к видео COVID-19-Timbila Tathu(áudio oficial)-Zavala/Mozambique

Timbila é uma das manifestações culturais moçambicanas mais conhecidas dentro e fora do país, tanto pela sua excelência enquanto expressão artística, quanto pelo fato de ter-se tornado num ícone, um símbolo da identidade nacional. Recentemente, em 2005, a timbila ganhou um importante destaque internacional ainda maior por conta da sua proclamação como “patrimônio da Humanidade”, pela Unesco, no âmbito da Convenção de 2003 (para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial). Trata-se de grandes conjuntos orquestrais de xilofones (mbila, em língua chope) acompanhado de dança praticados pelo povo chope, um grupo etnolinguístico concentrado no sul da Província de Inhambane.
Os fatores que levaram ao estatuto de ícone da cultura moçambicana remontam ao período colonial, quando diversos registros fonográficos e uma vasta literatura foram produzidos e divulgados no âmbito da construção ideológica imperialista. Assim como após a independência, em 1975, a timbila desempenhou um papel relevante na construção da identidade nacional, sobretudo, através dos festivais nacionais de cultura, que procuravam construir novas representações para o imaginário do país que então nascia. De tal forma que, com o acúmulo de informação, referências e devido à sua disseminação aos mais diversos níveis, esta manifestação cultural adquiriu um alto grau de relevância, para muito além das suas fronteiras locais.
Longe de ser uma expressão cultural meramente folclórica, a timbila destaca-se, entre outros aspectos, pelo seu caráter interventivo, especialmente por via dos conteúdos das canções. Desde os registros mais antigos que se conhecem, através delas, os artistas demonstram ter liberdade de expressão para informar, aconselhar e criticar situações e comportamentos observados nas suas comunidades, muitas vezes, de forma contundente. Em tempos passados, este comentário social dirigia-se igualmente às próprias autoridades coloniais, denunciando-se os seus abusos, contradições e ambiguidades, bem como sob a forma de eventuais elogios (especialmente, quando eram cooptados nesse sentido, o que também ocorria).
É bastante frequente a timbila ser descrita por diversos pesquisadores, nacionais e estrangeiros, como uma forma de “jornal” (por informar e registrar fatos) e “tribunal” (por criticar e julgar e comportamentos). Ou seja, através de exibições públicas no seio da comunidade, as canções de timbila, sempre carregadas de humor ácido, cumpriam e cumprem uma importante função social. À medida que, no contexto da independência e depois, foi ganhando dimensão nacional, as suas mensagens frequentemente versavam sobre a luta pela libertação e a exaltação dos heróis nacionais, em consonância com o discurso vigente na época.
Enfim, atualidade da timbila enquanto “jornal” e “tribuna”, seja da e para as comunidades chope ou mesmo a nível nacional, pode ser atestada nesta composição e do grupo Timbila Tathu, como forma de sensibilização para o combate à Covid-19. Neste aspecto, a arte de timbila mostra a sua capacidade de intervenção social diante de um tema tão urgente não apenas para os moçambicanos, mas a nível global. Especialmente por se tratar de uma mensagem que trata da necessidade de mudança de comportamento como forma de combater a doença, neste caso, a canção de timbila adquire grande relevância no sentido de transmiti-la para comunidades que, possivelmente, não a absorveriam de forma tão eficaz.
O grupo Timbila Tathu, recém-constituído, é formado pelos músicos Bob Mahuaie, Amós Mauaie, Simão Nhancule, Estevão Junior, Celso Durão, Lucas Macuacua, Osório Mahuaie, Dolivar Durão, Nelson Baleque e Pascual Bulule; todos de origem chope e residentes na Cidade de Maputo, a capital do país. O tema intitulado “Covid-19” (disponível no link abaixo) foi gravado, filmado e editado em DVD a partir de contribuições voluntárias de diversas organizações e indivíduos. Para a divulgação, contou com o apoio de algumas instituições públicas como a TVM – Televisão de Moçambiq

Комментарии

Информация по комментариям в разработке