PRECISAMOS FALAR SOBRE DIABETES GESTACIONAL

Описание к видео PRECISAMOS FALAR SOBRE DIABETES GESTACIONAL

Por que precisamos entender o conceito de diabetes gestacional? Simplesmente porque é, nada mais, nada menos, do que a doença mais comum na gestação, acometendo mais de 30% das gestantes.

Ela se trata de uma consequência do nosso processo evolutivo. Há milhares de anos tivemos uma modificação na função placentária com a produção de hormônios derivados principalmente do Hormônio Lactogênio Placentário, para que no terceiro trimestre o feto em desenvolvimento conseguisse absorver os nutrientes de forma adequada, mesmo em períodos de escassez.

No entanto, esse processo, ao longo de milhares de anos, hoje encontra um mundo completamente mudado, com uma chamada “dieta ocidental”, cheia de milhares de calorias, carboidratos simples e com pouquíssimos nutrientes.

Então aquele mecanismo de proteção, na prática, começa a funcionar contra a saúde. É necessário que, para evitar complicações, avaliemos nossa dieta, comportamento e estilo de vida.

O diagnóstico deve ser feito a partir de 24 semanas porque é nesse período que inicia-se a modificação metabólica de resistência à insulina e acúmulo de glicose para que o feto entre em estado de hipertrofia.

O tratamento deve ser feito com dieta e atividade física. É importante entender que, mesmo estando com um rastreamento “normal” até 24 semanas, nada impede que futuramente a gestante desenvolva a doença ao longo da gestação. Portanto, ela deve ser acompanhada durante todo o processo por meio de parâmetros metabólicos e clínicos em consultório.

Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional devem ficar atentas à diabetes do tipo II, pois apresentam risco aumentado para desenvolvê-la também posteriormente, para o resto da vida.

Por sua vez, filhos de mães com diabetes gestacional apresentam diversos riscos de complicações para a sua saúde e devem ser acompanhados de forma diferenciada na pediatria.

***
Sou a Dra. Bruna Pitaluga, uma médica obstetra de Brasília, apaixonada pela fisiologia da gestação e a complexa relação entre o metabolismo materno e fetal. Fico muito feliz de ter você em meu canal! Lembre-se de fazer sua inscrição e ativar o sininho para não perder nenhum vídeo.

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook:   / bruna.pitalugaperetottani  

Instagram:   / drabrunapitaluga  

Garanta sua vaga na Comunidade Obstetrícia Digital se inscrevendo na lista de espera! (Para profissionais da saúde): https://drabrunapitaluga.com.br/lista...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке