💲Caso você queira ajudar o Canal, use o PIX: [email protected]
LINHA TRONCO - Estrada de Ferro Rio D'Ouro
Francisco Sá (RJ) a Jaceruba (RJ)
Ao contrário da maioria das ferrovias brasileiras, que foram construídas em função da exportação do café,a Estrada de Ferro Rio D'Ouro objetivava a construção e manutenção dos encanamentos adutores das águas das represas do Rio D'Ouro, para o abastecimento d'água para a Cidade do Rio de Janeiro.
A construção da Linha Tronco da Estrada de Ferro Rio D'Ouro (também chamada de Ramal de São Pedro ou ainda Ramal de Jaceruba)teve inicio em 6 de agosto de 1876, entre a Quinta do Caju e a represa do Rio D'Ouro.
Foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar.
O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
Paradas e Estações:
Francisco Sá, Del Castillo, Inhaúma, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari, Pavuna, Vila Rosali, Agostinho Pôrto, Coelho da Rocha, Belford Roxo, Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto, Figueira, Cava, Cachoeiras, Adrianópolis, Rio d'Ouro, Santo Antônio, Saudade e Jaceruba
Site: https://estacoesferroviarias.wixsite....
Produção: José Dimas Teixeira - Abril/2019
Veja no facebook: (Estações Ferroviárias Mineiras)
/ 1022596251128945
Fonte:
http://www.estacoesferroviarias.com.br
http://vfco.brazilia.jor.br/
Google Earth
A formação das estrada de ferro do Rio de Janeiro: o resgate da sua memória (Helio Suêvo Rodriguez)
Veja no facebook: (Estações Ferroviárias Mineiras)
/ 1022596251128945
Prezado, agora temos uma novidade no canal, você pode ser MEMBRO, uma espécie de assinatura mensal do meu canal Estações Ferroviárias Mineiras pelo botão SEJA MEMBRO. Com a assinatura "Maquinista", você terá acesso exclusivo a todos os traçados em KML ou KMZ, bastando solicitar qual traçado.
Para ser membro do canal, CLIQUE AQUI: / estações ferroviarias mineiras
Информация по комментариям в разработке