Vetiver Brasil - aplicação do Sistema Vetiver na AVB - parte 2

Описание к видео Vetiver Brasil - aplicação do Sistema Vetiver na AVB - parte 2

Maiores infos sobre Vetiver no Brasil: http://www.vetiver.com.br
No Centro de Meditação Vipassana, perto de Miguel Pereira, RJ. obras de melhoria e alargamento da entrada e estrada de acesso, deixaram expostos os taludes de aterro e de corte feitos durante a obra. Apenas 3 meses depois já era possivel perceber forte erosão e cunhas de ruptura em vários pontos causando assoreamento do rio e danos na estrada reformada. Para contenção de um talude de aterro e preservação do solo visando a proteção do rio á jusante foi proposta a construção de um muro de gabião que além de ser agressivo à natureza custaria 4 vezes mais que a aplicação do Sistema Vetiver. O Vetiver com suas raizes capilares, profundas e de rápido crescimento pode segurar o solo tanto em profundidade como superficialmente sendo uma soluçao barata, eficiente e que pôde ser implantada rapidamente com a ajuda dos proprios voluntários do Centro. O solo era bastante pobre e pedregoso. As covas foram adubadas organicamente com composto e, as folhas, com uma solução nutritiva de algas marinhas. Como estávamos no verão, periodo de fortes chuvas, e não havia biomanta, optamos por uma solução barata e tão eficiente quanto, o mulching (feito com grama e capim cortado na propria área), para proteger as mudas nas primeiras semanas. Foram aplicadas um total de 565 mudas numa área de aproximadamente 70m2.
Na Parte 1 é mostrado o problema no talude de aterro que dá acesso ao Centro e que ajuda na contenção de um açude à montante além de cercar o leito de um rio. Também fala-se sobre as soluções propostas. As explicações são dadas por Eduardo Aguiar, engenheiro agrônomo, com doutorado da UNESP de Botucatu e que pertence à AVB e por Lucio Lambert, geólogo, do grupo Vetiver Brasil.
Na Parte 2 é mostrado a implementação do Sistema Vetiver - em suas diversas etapas - na solução deste problema ambiental.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке