No último dia 21, a imprensa indiana noticiou que o presidente Lula, em suas discussões com o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi na recém-concluída cúpula do G20 no Rio, expressou o desejo do Brasil de expandir a cooperação bilateral entre Brasil e a Índia em vários setores estratégicos, incluindo defesa, tecnologia espacial e aeroespacial.
Durante sua recente reunião, os dois líderes exploraram maneiras de aprofundar os laços de defesa entre seus países. Como o primeiro-ministro Modi observou após as negociações, “Fizemos um balanço de toda a gama de laços bilaterais entre nossas nações e reafirmamos nosso compromisso de melhorar a cooperação em setores como defesa, biocombustíveis, agricultura e muito mais.”
Ainda de acordo com a matéria, o presidente Lula teria falado abertamente durante o encontro sobre o desejo de sua administração de aprofundar a cooperação de defesa com a Índia. "Queremos ... fortalecer nossa cooperação de defesa, bem como nossas iniciativas espaciais."
A Índia e o Brasil cooperam há muito tempo em tecnologia espacial , com uma das conquistas de destaque sendo o lançamento do Amazonia-1, o primeiro satélite de observação da Terra dedicado do Brasil, que de acordo com a matéria, teve o apoio da agência espacial indiana ISRO em 2021. Esse satélite ajuda o Brasil a monitorar o desmatamento na Amazônia usando tecnologia de ponta.
O embaixador Suresh Reddy da Índia destacou que, “Nossa parceria espacial é um exemplo brilhante de cooperação Sul-Sul,” ressaltando a importância da colaboração para abordar os desafios ambientais globais.
Conforme já tratamos em diversos vídeos aqui no canal, no campo da defesa, a matéria indiana confirma o interesse da Índia pelo avião cargueiro brasileiro KC-390, e reforçou que o Brasil segue interessado nos caças indianos Tejas e nos mísseis antiaéreos Akash, e ao que tudo indica, o encontro entre os dois mandatários seria um passo mais adiante para um futuro fechamento de negócio governo a governo.
Mas a matéria indiana acrescentou que o Brasil, estaria também interessado no míssil de cruzeiro anti-navio indiano, Brahmos NG, que tem um alcance de até 800km, e também pode ser empregado contra alvos terrestres.
O BrahMos NG pode ser lançado de várias plataformas, incluindo sistemas terrestres, aeronaves e navios de guerra. De acordo com a matéria, um alto funcionário do ministério da Defesa do Brasil teria dado durante o G20 a seguinte declaração “Para o Brasil, o BrahMos-NG pode ser uma escolha adequada para...aeronave Gripen”
O BrahMos-NG, desenvolvido por meio de uma joint venture indo-russa, é considerado uma arma altamente capaz e que estaria entre os mísseis de cruzeiro mais modernos e de maior alcance no mundo.
De acordo com o site indiano, o caça leve Gripen-E da Força Aérea Brasileira é visto como uma plataforma ideal para disparar o BrahMos-NG, muito menor e mais leve que o BrahMos de primeira geração, quando a versão NG estiver pronta, também é previsto que ela seja integrada ao caça indiano Tejas.
O mesmo site indiano Financial Express também disse em outra matéria que um oficial da Marinha do Brasil teria relatado que a Força Naval estaria considerando o míssil Brahmos NG para a utilização no seu futuro submarino nuclear, como também, para emprego nos submarinos da classe Scorpene da Marinha do Brasil, e o motivo principal seria que o míssil Brahmos NG já estaria sendo desenvolvido para ter uma versão para ser lançada de submarinos, especialmente os da classe Scorpene da marinha indiana, a mesma classe de submarinos franceses usada pelo Brasil.
Assista ao vídeo e saiba todos os detalhes!
Olá combatentes! Eu sou o Luiz Henrique, veterano das forças armadas e criador de conteúdo do canal Top Militar LHB, siga-me nas redes sociais do canal através dos links abaixo:
Instagram: / topmilitarlhb
Canal Telegram: https://t.me/TopMilitarLHB
Twitter: / top_lhb
Contato para parcerias:
E-mail: [email protected]
Leitura adicional:
https://www.financialexpress.com/worl...
https://www.financialexpress.com/busi...
#marinha
#exercito
#fab
Atenção: As fotografias e filmagens que serviram para ilustrar este vídeo, não são de autoria do canal, foram captadas da internet, e seus autores estão normalmente indicados com a logomarca da pessoa jurídica detentora dos direitos autorais, quando esta inseriu sua logomarca no vídeo original.
Se você é o proprietário dos direitos autorais de alguma destas imagens e não deseja que elas sejam publicadas aqui, ou deseja que a autoria das imagens seja explicitada, por favor entre em contato conosco.
Информация по комментариям в разработке