Da dança de Xangô ao Samba de Roda - Aula 1 |

Описание к видео Da dança de Xangô ao Samba de Roda - Aula 1 |

Corpo Ancestral Contemporâneo, com Regina Santos

As danças afro-brasileiras geram vínculos entre histórias e memórias da diáspora negra, estratégias de resistências pelas corporeidades, a estética de movimentos e a perenidade das tradições dos corpos negros nas artes vivas. Em diálogo com passado, presente e futuro, essas danças se relacionam com o contemporâneo, evidenciando o reconhecimento das presenças dessas culturas em nossos corpos. 
  
O projeto Corpo Ancestral Contemporâneo nos mostra esses universos. Em outubro, Regina Santos propõe um diálogo entre danças ritualísticas e de tradições de cultura popular, a partir de similaridades entre estas. A cada aula, uma das danças é detalhada em seu contexto gestual, histórico e simbólico. 
  
Nas duas primeiras aulas do mês serão apresentadas as danças do Orixá Xangô e do samba de roda; nas duas últimas, as danças dos Orixás Ogum e Yansã, em diálogo com o maculelê e o samba rock. 
  
As aulas propõem descobertas e novas possibilidades nas relações entre os contextos corporais das danças sagradas e de tradições de cultura popular, considerando intersecções nas formas de ritualizar e festejar.  
 
Regina Santos é bailarina, historiadora (Unicamp-Campinas), arte-educadora e pesquisadora da cultura tradicional africana e afro-brasileira. Com formação em Danças Brasileiras e Africanas no Brasil (Casa de Cultura Tainã, Instituto Brincante, Funceb), e no exterior (École des Sables-Senegal, Centre Momboye-Paris). Possui Formação em Canto (Coralista no Oficina Coral Unicamp e Coral Gilberto Mendes/ Valinhos); em percussão popular brasileira (Casa de Cultura Tainã, Instituto Brincante, Bloco Afro Ilú Obá de Min) e percussão africana mandeng (Rafael Fazzion, Bangaly Konatê, África Raíces- SC, Bolokada Conde, Babara Bangoura, etc). Como artista já criou e interpretou composições próprias e sob encomenda para diversos artistas como Iara Rennó, Leo Cavalcanti, Bixiga 70, dentre outros.  
Integrante do Bloco Afro Ilú Obá de Min desde 2014. Professora de Dança Afro no Ilú Obá de Min Educação, Cultura e Arte desde 2015.  
Como educadora fez parte do Programa Curumim SescSP, Programa Vocacional e Fábrica de Cultura. Realiza oficinas, workshops e formações de música e dança para diversos públicos. É formadora do Coletivo IRETÍ – Formação em Cultura Negra para educadores e do NEER – Núcleo de Estudos Étnicos Raciais da SME- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.  

Ficha técnica:
Regina Santos - Historiadora, Bailarina Afro, Dança Atriz, Educadora, Pesquisadora das Danças Tradicionais Africanas e Afrobrasileiras
Daguila Boaventura - Transcrição
Felinto - Vídeo
Vanessa Soares - Produtora Cultural
Stúdio Mó - Locação

Referências:
Pierre Fatumbi Verger. Orixás
Entendendo o Banto em Toques D'Angola. Ano II, n° 2, Brasília, maio de 2004
A Dinastia dos Alafim de Ouro. (artigo). Ori
Itans por Neusa Souza, a chamada Vó Cici

Homenagens:
Nanci de Souza, Vó Cici
  / 540163196528639  
Bloco Afro Ilú Obá de Min www.iluobademin.com - @iluoba
Pai Tonhão D'Ogun: https://www.instagram.com/tv/CE764Yon...
 
#ProgramaçãoSescSP #curso #dança #do13ao20

Комментарии

Информация по комментариям в разработке