Ciclo de Cinema e Psicanálise | Joias brutas

Описание к видео Ciclo de Cinema e Psicanálise | Joias brutas

A cada edição o Ciclo de Cinema e Psicanálise traz debate sobre um filme mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. Na temporada #MISemCASA, as edições são quinzenais, e o público pode assistir ao filme antecipadamente em plataformas de streaming.

Esta edição debate “Joias brutas” (dir. Ben Safdie e Joshua Safdie, EUA, 2019, 135 min, 16 anos, disponível na Netflix), filme que questiona os símbolos de riqueza de determinado grupo social, a necessidade desesperada de poder no campo fálico, as falcatruas e imposturas que parecem sustentar uma existência vazia amparada apenas pelo movimento contínuo, ininterrupta atividade, para se manter em pé. Participam da conversa a psicanalista Vera Lamanno Adamo e o jornalista e colunista da Folha de S.Paulo João Pereira Coutinho.

* com interpretação em Libras

Sobre os debatedores:
Vera Lamanno Adamo é psicanalista membro da SBPSP e da SBPCamp. É autora de diversos livros e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
João Pereira Coutinho é colunista da Folha de S.Paulo, escritor e doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Sobre a mediadora:
Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Sobre o filme:
Joias brutas
(dir. Ben Safdie e Joshua Safdie, EUA, 2019, 135 min, 16 anos, disponível na Netflix)
Howard Ratner (Adam Sandler) vende peças de valor para famosos e é dono de uma loja de joias em Nova York. Certo dia, cheio de dívidas, ele percebe que precisa encontrar uma forma de quitá-las. Mas, ele está emocionalmente abalado porque acabara de passar por um roubo que envolve pessoas de confiança.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Imagem: frame do filme

Комментарии

Информация по комментариям в разработке