PLUGUE DE 20A NÃO ENTRA NA TOMADA DE 10A? – COMO RESOLVER DO JEITO CERTO. 🔌

Описание к видео PLUGUE DE 20A NÃO ENTRA NA TOMADA DE 10A? – COMO RESOLVER DO JEITO CERTO. 🔌

Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

CHAVE PIX 👉 [email protected]
QR CODE 👉 https://bit.ly/doacao-pix
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Meu equipamento tem um plugue mais grosso, de 20A e não entra em minha tomada de 10A que tem furos mais finos. Posso simplesmente trocar a tomada de 10 por uma de 20A? E as demais tomadas de minha casa? Posso usar 20A em tudo?

No Brasil existem dois tipos de tomadas residenciais: a tomada de 10A e a tomada de 20A. As tomadas de 20A são aquelas famosas por ter o furo maior, capaz de receber um pino mais grosso.

Mas porque alguns equipamentos vêm com esse pino? Isso está relacionado com a capacidade do equipamento. Se a corrente elétrica necessária para ele funcionar, passar de 10A, o fabricante já disponibiliza seu plugue com esta configuração.

Existem ainda alguns casos de equipamentos que tem corrente menor que 10A, porém muito próxima deste valor e neste caso também possuem plugues de 20A. Os fabricantes de micro-ondas, fornos elétricos, torradeiras entre outros produtos já seguem rigorosamente este padrão de pino. O problema é que muitas vezes, quando o produto chega a sua casa, é aquela luta para achar a tomada adequada para ele.

Em alguns casos as pessoas recorrem ao uso de um adaptador de 10 para 20A que nada mais é do que um componente com pino fino de 10A em uma extremidade e furos grossos compatíveis com 20A na outra. Isso seria o mesmo que fazer a famosa gambiarra de aumentar o furo da tomada de 10 para colocar o pino de 20. Essas práticas devem ser evitadas.

Mas então o que fazer neste caso? É só trocar de 10 para 20A a tomada do local em que vou ligar o equipamento?

Não é tão simples assim. É preciso verificar se os circuitos estão corretamente dimensionados, ou seja, condutores e disjuntores perfeitamente calculados. E se seu equipamento tem corrente superior a 10A, você obrigatoriamente deverá disponibilizar um circuito exclusivo para ele com condutores e disjuntores corretamente dimensionados, desde o quadro de distribuição até a tomada.

Será que a troca das tomadas de 10 para 20A pode ser feita em todos os pontos de uma residência? A resposta definitiva para essa pergunta é: SIM. Mas vamos ver o porquê.

A norma NBR-14136 que regulamenta a fabricação dos pinos e tomadas no Brasil é muito clara quanto a isso. No seu item 3.2 – Compatibilidade, ela diz que as tomadas de 20 A devem permitir a inserção de plugues de 10 A e 20 A, e as tomadas com contato terra devem permitir a inserção de plugues com e sem pino terra.

Fica claro que os fabricantes são obrigados a disponibilizar as tomadas de 20A com capacidade para receber os pinos de 10A sem prejuízo da conexão. Nós já testamos as tomadas da Pial Legrand aqui no canal e mostramos que elas atendem perfeitamente, mas sabemos que existem outros fabricantes conhecidos e sérios que possuem tomadas seguindo as recomendações normativas, o problema é que também sabemos que existe a possibilidade de você comprar uma tomada que não tenha tanta qualidade e ao usar o pino fino em furação maior, isso acaba criando um mau contato com o passar do tempo, então todo cuidado é pouco.

Além do cuidado na escolha do produto, para fazer essa troca é preciso verificar se os circuitos estão corretamente dimensionados, ou seja, condutores e disjuntores perfeitamente calculados.

Então é isso pessoal, essa foi a nossa dica da semana. Até a próxima.

💡 Se liga na #eletricity 💡
__________________________________________________
Produção e Edição.

🎬 Adoniran Freitas
🎬 Afrânio Freitas
🎬 Maecilei Leal
🎬 Dálcio Araújo
__________________________________________________
Apoio:

Life Print Company.

💻 http://printcompany.com.br/site/

Комментарии

Информация по комментариям в разработке