Taxas de Juros: taxa Efetiva, taxa Nominal, taxa Proporcional, taxa Equivalente e taxa Real.

Описание к видео Taxas de Juros: taxa Efetiva, taxa Nominal, taxa Proporcional, taxa Equivalente e taxa Real.

Neste vídeo explico o conceito das taxas de juros Efetiva, Nominal, Proporcional, Equivalente e Real.

Essas 5 taxas de juros são muito aplicadas nos cursos de Matemática Financeira.

O que é taxa efetiva? A taxa efetiva é a taxa básica, a taxa de referência. Nela o tempo da taxa é o mesmo tempo da cobrança do juros.

O que é taxa Nominal? Neste caso, o tempo da taxa é diferente do período de cobrança dos juros. Muito comuns em empréstimos e financiamentos, normalmente usa como referência a taxa nominal anual, mas os juros são cobrados mensalmente.

Quando precisamos trocar o tempo da taxa, usamos a taxa proporcional quando se trata de juros simples e a taxa Equivalente quando se trata de juros composto.

O que é taxa Proporcional? Usada para trocar o tempo da taxa, no juros simples. Basta dividir quando for para reduzir o período da taxa ou multiplicar, quando for para aumentar o período da taxa.

O que é taxa Equivalente? Também usado para trocar o tempo da taxa. É muito útil para cálculos de juros composto. Para aumentar a taxa deve-se elevar, e para reduzir o tempo da taxa, tirar a raiz.

O que é taxa Real? É a taxa que desconta a inflação da taxa efetiva. Muito usado para descobrir o ganho real de uma aplicação após o cálculo da inflação do mesmo período do investimento.

Abraços,

prof. Cleber Roberto Souza

https://profclebersouza.blogspot.com/...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке