Live Conversas (im)previstas: a comunicação em conversas difíceis no cenário hospitalar

Описание к видео Live Conversas (im)previstas: a comunicação em conversas difíceis no cenário hospitalar

Dentro de um cenário hospitalar temos pessoas vivendo os momentos mais difíceis de suas vidas, em uma situação de muita vulnerabilidade. A comunicação em saúde é um aspecto fundamental para garantir a qualidade do atendimento e promover uma relação de confiança entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. E isso acontece já nos primeiros segundos após o primeiro contato (então precisamos estar preparados e treinados para essa comunicação!).

Saber escutar e compreender a perspectiva dos pacientes e de suas famílias, os quais precisam se sentir seguros para expressar seus sintomas, preocupações, valores e histórico de vida, possibilita ao profissional de saúde uma melhor compreensão e alinhamento de expectativas, favorecendo diagnósticos mais precisos e a elaboração de planos de tratamento mais adequados.

Além disso, a boa comunicação ajuda a educar os pacientes e as famílias sobre as condições de saúde. Quando os profissionais de saúde se comunicam claramente, os pacientes e suas famílias se sentem mais capacitados para tomar decisões informadas sobre sua própria saúde, o que pode levar a melhores adesões ao tratamento. Outro ponto importante é a redução da ansiedade e do estresse, tanto do paciente e de famílias (que adoecem nesse processo juntamente com os pacientes) quanto da equipe de cuidado. Pacientes e Famílias que são bem informados sobre seu diagnóstico, prognóstico e participam de seu plano de cuidado, por exemplo, enfrentam essas situações com mais tranquilidade. A empatia e a escuta ativa dos profissionais de saúde também fazem toda a diferença na experiência do paciente, promovendo um ambiente mais acolhedor.

Ademais, a comunicação entre as equipes de saúde é crucial para a coordenação do atendimento. Profissionais que se comunicam de maneira clara e eficaz entre si garantem alinhamento de condutas, evitando erros e promovendo um cuidado integral e seguro.

Por fim, investir em habilidades de comunicação deve ser uma prioridade nas formações e treinamentos de profissionais de saúde. Isso não só melhora o atendimento, mas também contribui para a satisfação e bem-estar dos profissionais, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso. É fundamental que tanto profissionais quanto instituições de saúde reconheçam e valorizem essa habilidade.

Venha para o Curso Conversas (im)previstas: a comunicação em conversas difíceis no cenário hospitalar WavesMed
Saiba mais em www.wavesmed.com.br

#wavesmed #cuidadospaliativos #comunicacaoemsaude

Комментарии

Информация по комментариям в разработке