Mandukya Upanishad - Os Quatro Estados de Consciência

Описание к видео Mandukya Upanishad - Os Quatro Estados de Consciência

Māṇḍukyopaniṣad é um antigo texto védico contido nos Upanishads.

Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo. Através de diálogos entre mestre e discípulo, os Upanishads falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).

A Māṇḍukyopaniṣad, um dos principais textos dos Upanishads, nos apresenta os quatro estados de consciência para descrever a natureza da experiência humana. São eles:
Vigília (Jagrat): O estado de consciência comum, onde estamos acordados e percebemos o mundo ao nosso redor.
Sonho (Svapna): O estado de consciência durante o sono, onde experimentamos um mundo interno de sonhos.
Sono Profundo (Suṣupti): O estado de consciência sem sonhos, caracterizado pelo descanso profundo e ausência de percepção.
O Estado Transcendental (Turīya): O estado de consciência além dos três estados anteriores, que é a verdadeira essência do eu, além das limitações do tempo, espaço e identidade individual.

A Māṇḍukya Upanishad nos ensina que o estado transcendental é a fonte e o substrato dos outros três estados, representando a conexão direta com a realidade suprema. Esses quatro estados de consciência nos ajudam a compreender a natureza do eu e sua relação com a existência última.

Neste texto encontramos a famosa afirmação “ayamātmā brahma”, este grande ensinamento (mahāvākya) nos diz que somos o próprio Brahman, o Ser ilimitado.
A compreensão desta filosofia védica nos leva a reconhecer que nossa identidade vai além do corpo e da mente, e que na verdade, somos a causa de tudo, o Ser supremo (Brahman). Essa visão nos liberta de nossas limitações e nos revela nossa verdadeira grandeza.

Saiba mais:
https://www.yoga.pro.br/mandukyopanisad/
https://realization.org/p/namedoc/upa...

🙏 Adquira os livros da filosofia Advaita Vedanta através do nosso link na Amazon:
https://amzn.to/3Pp0fkK


“Seria mais fácil enrolar o céu inteiro num pedaço de tecido do que conquistar a verdadeira felicidade sem autoconhecimento”.
Swetasvatara Upanishad.


“Ora, na verdade, uma pessoa consiste em propósitos, de acordo com o propósito que uma pessoa tenha no mundo, assim se torna, a partir deste propósito. Portanto, tome o propósito de Si”.
Chandogya Upanishad.


“O Mudo, o Indiferente, este Atman que tenho dentro do coração é menor do que um grão de arroz, ou de cevada, ou um grão de mostarda, ou do painço, ou germe de um grão de painço. Este Atman que tenho dentro do coração é maior do que a Terra, do que a atmosfera, do que o céu, do que os vastos mundos.
Contendo todas as ações, todos os desejos, todos os odores, todos os sabores, englobando este mundo inteiro, o Indiferente, esta é a essência que tenho dentro do coração, e isto é Brahman. Nele entrarei ao partir daqui. Se alguém acreditar nisso, não terá mais dúvidas”.
Chandogya Upanishad.


Música: Yotam Agam - Om Bath
(https://artlist.io/song/48563/om-bath)

=======================================

🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: [email protected]

📷 Instagram:   / corvoseco  
💻 Facebook:   / corvoseco  
📩 Entre em contato: [email protected]

#upanishads #nãodualidade

Комментарии

Информация по комментариям в разработке