💻 CONHEÇA MEU SITE E MEU BLOG:
https://www.adrianalauffer.com.br
📱 INFORMAÇÕES PARA CONSULTAS INLINE - WhatsApp: (51) 3037-1112.
No Brasil é possível encontrar a enzima em forma de cápsulas e sachês e é importante observar na hora da compra quantas FCC ALU (Unidades de Lactase) tem em cada cápsula/dose. No mercado encontramos suplementos normalmente com 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição com lácteos. Porém, procurar orientação profissional é importante para saber a quantidade necessária de cápsulas/sachês que devam ser consumidas por cada indivíduo já que o nível de intolerância varia, bem como a quantidade de lactose nos alimentos.
A enzima deve ser ingerida aproximadamente 20 minutos antes de consumir os alimentos lácteos. Se a refeição for separada por porções e houver demora entre o consumo delas, é interessante consumir mais 1 dose entre as refeições. Um exemplo: quando for em alguma festa que os pratos são servidos aos poucos, até consumir a sobremesa já terá passado algum tempo e o efeito da enzima será diminuída, podendo causar algum incômodo na digestão da lactose.
Como calcular a quantidade de enzima lactase
Como você pode ver, a tabela acima informa a quantidade de lactose em 100 g de alimento, e não nas suas medidas caseiras usualmente utilizadas. Portanto, é preciso fazer um cálculo aproximado da porção do alimento para, então, calcular a quantidade de lactose e de enzima. Por exemplo:
Se 100 ml de leite integral tem 6,3 g de lactose, então 200 ml (uma porção padrão) terá 12,6 g de lactose. A partir disso, você calculará quanto de enzima precisará tomar. Se você é adulto e irá usar Lactosil, por exemplo, 1 sachê para adultos tem 10.000 FCC ALU que digere até 50 g de lactose. Isso significa que essa dose de enzima “dá e sobra” para essa quantidade de leite que você irá tomar, visto que 200 ml de leite tem 12,6 g de lactose.
Leia sempre a bula da enzima que você irá tomar para saber quantas unidades de enzima tem na dose para, então, saber o quanto dá para consumir de lactose com aquela dose, e se será necessário tomar mais que 1 dose.
Dieta para intolerância à lactose:
A dieta para intolerância à lactose envolve evitar os alimentos com lactose ou consumir conforme a tolerância, e usar a enzima ou os alimentos enzimados. Caso for evitar consumir os alimentos, é preciso buscar orientação nutricional para adequar a quantidade de cálcio e B12 da sua alimentação.
Dicas extras:
Como regra geral, quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de lactose no alimento;
É possível ingerir alimentos que contenham até cerca de 10 gramas de lactose sem que os sintomas sejam muito fortes, mas observe a sua tolerância e respeite seu corpo;
As quantidades de lactose apresentadas podem variar de marca para marca de produto. Infelizmente as indústrias não fornecem este tipo de informação em seus rótulos, esta é pelo menos uma média usada como referência;
Queijos envelhecidos geralmente têm menor quantidade de lactose do que queijos frescos;
O “soro de leite em pó” é um ingrediente muito comum usado na fabricação de diversos produtos alimentícios. Verifique os ingredientes na embalagem.
Para finalizar, planejar a sua alimentação junto com o nutricionista, considerando o seu grau de intolerância, introduzir produtos sem lactose e/ou outras fontes de cálcio, é bem importante para manter uma alimentação equilibrada!
💻 CONHEÇA MEU SITE E MEU BLOG:
https://www.adrianalauffer.com.br
📱 INFORMAÇÕES PARA CONSULTAS ONLINE - WhatsApp: (51) 3037-1112.
Информация по комментариям в разработке