Para entender o contexto em que o trap surgiu e as influências que ele carrega, é preciso compreender a suas origens. Na tradução literal, a palavra trap significa armadilha e também pode ser utilizada como uma gíria para indicar lugares perigosos dominados por traficantes.
Essa expressão é bastante utilizada no sul dos Estados Unidos, região que é considerada o berço do trap e sofre com os altos índices de desigualdade social.
Em um cenário em que o rap e o hip hop fortaleciam suas raízes, o trap apareceu como uma mistura de ritmos que começou a ganhar mais espaço.
A mistura de elementos, como as letras que exploravam a violência, os beats eletrônicos e a experimentação sonora, principalmente com o uso das caixas Roland TR-808, produzia efeitos instrumentais mais artificiais.
A música eletrônica e seus arranjos também foi essencial para que o trap criasse características claras e isso teve início com artistas como Juicy J e DJ Paul e suas mixtapes nos anos 2000.
Juicy J e DJ Paul
DJ Paul e Juicy J / Créditos: Divulgação
Ainda assim, levou mais algum tempo para que o gênero se tornasse popular. Ali por 2012, DJs e produtores começaram um movimento dentro da cena eletrônica, incorporando aspectos do trap em suas faixas e experimentando distorções estranhas e arrojadas.
Entre eles, estavam Diplo e Baauer, que lançaram o viral Harlem Shake e dali para frente nada mais foi o mesmo.
A trap house despertou os olhares para a fonte original (rap e o hip hop) e assim nomes que antes eram apenas conhecidos na cena local passaram a conquistar o grande público.
A palavra "trap" é, na verdade, uma gíria americana usada para designar localidades perigosos, principalmente, no sul dos Estados Unidos, onde o gênero surgiu. O gênero é considerado agressivo por retratar violência, drogas, gangues e sexo.
Pioneiros
Paul Beauregard, mais conhecido pelo nome artístico DJ Paul é um rapper, DJ, produtor musical, compositor e empresário americano de Memphis, Tennessee. Ele é um dos membros e fundadores do grupo de hip hop Three 6 Mafia e seu irmão é o falecido rapper Lord Infamous. Ele é considerado um dos "cabeça" do trap no sul dos Estados Unidos.
Radric Davis, conhecido pelo nome de Gucci Mane, é um outro rapper de trap music americano conhecido pela gravadora 1017 Records. É um dos maiores nomes do gênero ao lado de Lil Wayne, Chainz, Future e Rick Ross. Em 2005, ele lançou o primeiro álbum independente intitulado "Trap House", que caracterizou o sucesso do single "Icy", com Young Jeezy.
O trap ganhou ainda mais popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven.
Информация по комментариям в разработке