Quanto mais se estuda sobre a banha de porco, mais se confirma que nossos antepassados estavam certos.
A partir de 1.900 a banha de porco foi sendo substituída por óleos vegetais. O problema é que passam por muitos processos químicos que estão associados ao desenvolvimento de várias doenças.
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que 4 a cada 10 brasileiros possuem níveis de colesterol alto.
A banha de porco que foi muito malhada, mas é natural. É livre de gorduras trans e açúcares, possui vários nutrientes e é mais resistente que os óleos vegetais a alta temperatura.
É composta de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada. E apresenta benefícios à saúde, por conter vitamina A, importante para os olhos e na renovação de células. Vitaminas do complexo B, ajudam a fortalecer a imunidade além de regular a produção de energia no organismo. A betaína reduz doenças do coração e osteoporose. E a vitamina D facilita a absorção de cálcio pelo organismo.
Tem gordura saturada? Tem 40% de saturada e 45% de monoinsaturada. Até aí o óleo de coco também é uma fonte riquíssima de gordura saturada. Pensou?
A banha de porco pode fazer parte de qualquer receita, tornando qualquer refogado, assado, caldo, fritura, sopa ou molho ainda mais saboroso. Como por exemplo: feijão, feijão tropeiro, arroz carreteiro, picadinhos, molho de macarrão, farofa e assim vai.
Lembre-se que todo óleo tem seu ponto de saturação, conhecido como ponto de fumaça, é o máximo da temperatura que ele suporta e é o ponto que perde seus benefícios e libera a acroleína que é tóxica. O ponto de fumaça da banha de porco é de 190ºC. Pode ser frita em fogo médio.
Mas vale lembrar que como todas as gorduras, mesmo sendo naturais, é preciso ter um consumo moderado para não sofrermos com a obesidade, diabetes, inflamações e doenças cardiovasculares.
Conclusão: não seja radical, use banha de porco, azeite de oliva e outros tipos de óleos vegetais com moderação e delicie-se com pratos incríveis.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que 10% das calorias diárias venham de gorduras. Ou seja, se você consome 2.000 calorias por dia, o limite é 22 gramas. E se você tem algum problema cardíaco, essa quantidade cai para 7% (14 gramas).
Espero que tenha sido útil para você, quer saber mais? Fique de olho nos próximos vídeos falando dos tipos de gorduras na série Comida de Verdade faz bem pra saúde. Bigaduuuu! Beijoca!
Inscreva-se no meu canal no YouTube: MISTER KATS RECEITAS.
/ @misterkatsreceitas
Ative o sininho pra receber a notificação de novas receitas, curta e compartilhe!
E me siga também nas redes sociais @misterkats
Curta e compartilhe!
Fontes de pesquisa:
https://shre.ink/nsc-total-beneficios...
https://shre.ink/terra-banha-porco-ol...
https://shre.ink/sanepar-banha-porco
https://shre.ink/tudo-gostoso-banha-p...
https://shre.ink/terra-saude-banha-porco
https://shre.ink/tribuna-jundiai-banh...
https://shre.ink/gzh-banha-porco
https://shre.ink/dr-fernando-lemos-ba...
https://nutritotal.com.br/pro/materia...
https://shre.ink/band-banha-porco
https://www.cozinhatecnica.com/2019/0...
Информация по комментариям в разработке