Artrite reumatóide

Описание к видео Artrite reumatóide

No vídeo de hoje, falo para vocês sobre a artrite reumatoide.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica, de acometimento sistêmico, mas que tem como principal manifestação a inflamação das articulações do tipo sinoviais.

A artrite reumatoide se caracteriza por um quadro gradual de poliartrite simétrica de pequenas e grandes articulações, ou seja, várias articulações ficam inflamadas simultaneamente, principalmente mãos, punhos, joelhos e tornozelos, tipicamente de modo bilateral. Além disso, o paciente queixa-se de rigidez matinal com duração superior à 1 hora, havendo dificuldade para manipular objetos nas primeiras horas do dia.

Menos comumente, outros órgãos também podem ser afetados, como pulmões, pele, sistema nervoso periférico, sangue e olhos.

Como diagnosticar a artrite reumatoide?
Para se definir o diagnóstico de artrite reumatoide, é importante uma avaliação clínica detalhada e que seja compatível com o quadro descrito anteriormente, ou seja, poliartrite simétrica de pequenas e grandes articulações associada a rigidez matinal, além de achados radiográficos e laboratoriais típicos.

Dentre os achados laboratoriais encontrados na artrite reumatoide, temos a elevação de provas inflamatórias, como a proteína C reativa (PCR) e a velocidade de hemossedimentação (VHS), e a positividade de autoanticorpos, sendo o FATOR REUMATOIDE e o ANTI-CCP os mais encontrados.
Nesse ponto, é necessário esclarecer que, de fato, o fator reumatoide é um autoanticorpo muito encontrado em pacientes com artrite reumatoide, mas engana-se quem pensa que ele é determinante para dar o diagnóstico. Cerca de 30% dos pacientes podem apresentar-se com fator reumatoide negativo, e mesmo assim terem o diagnóstico de artrite reumatoide. Da mesma forma, pessoas sem a doença podem ter esse exame positivo. Por isso, não devemos utilizar a expressão "reumatismo no sangue" ou taxar uma pessoa como portadora de "reumatismo" ou artrite reumatoide, pelo simples fato de apresentar o fator reumatoide positivo.

E o tratamento?
Com o passar dos anos, muitos avanços aconteceram em relação ao tratamento da artrite reumatoide. Diversas medicações têm sido usadas para o controle do quadro inflamatório gerado pela doença, possibilitando uma melhora qualidade de vida e uma redução do dano e das deformidades.

Alguns exemplos são os corticosteroides, as drogras reumaticas modificadoras de doença (DMARDs), como metotrexato e leflunomida, as medicações imunobiológicas, como anti-TNF, anti-IL6, e as pequenas moléculas, como os inibidores de JAK.

E ai, conhecem alguém com artrite reumatoide? Encaminhe esse vídeo para aqueles que possam se interessar!

Quem sou eu:
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de MG – CRM-MG 71401
Especialista em Clínica Médica HGIP/IPSEMG – RQE 46817
Especialista em Reumatologia pela Santa Casa BH – RQE 50241
Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Reumatologia – biênio 2021/2022
Preceptora da Residência de Reumatologia Santa Casa de BH
Reumatologista do Corpo Clínico do Hospital Biocor
Membro da equipe de pronto atendimento do hospital IPSEMG e Instituto Orizont
Professora do Internato de Reumatologia da Faculdade de Medicina - FASEH

Site: https://portaldareumatologia.com.br/
Instagram:   / marcella.reumatologista  
WhatsApp para consultas: (31) 99893-2946

Комментарии

Информация по комментариям в разработке