Cidade Digital Estratégica não é Smart City

Описание к видео Cidade Digital Estratégica não é Smart City

CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA (Strategic Digital City) . Diferentemente do conceito de cidade digital convencional e de cidade inteligente (ou smart city), a cidade digital estratégica, conceito criado por Rezende (2012), pode ser entendida como a aplicação dos recursos da tecnologia da informação na gestão do município e também na disponibilização de informações e de serviços públicos aos cidadãos, a partir das estratégias da cidade. É um projeto mais abrangente que apenas oferecer internet para os cidadãos por meio de recursos convencionais de telecomunicações. Vai além de incluir digitalmente os cidadãos na rede mundial de computadores. Tem como base as estratégias da cidade para atender os objetivos das diferentes temáticas municipais (REZENDE, 2012; REZENDE, 2018).

Recomendo assistir o vídeo: CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: conceito, componentes e modelo (Strategic Digital City)
   • Cidade Digital Estratégica: conceito,...  

É dividida em quatro subprojetos: estratégias municipais (para alcançar os objetivos do município); informações municipais (para auxiliar nas decisões dos cidadãos e dos gestores do município); serviços públicos (para ampliar a qualidade de vida dos cidadãos); e aplicações dos recursos da tecnologia da informação (REZENDE, 2012; REZENDE, 2018).

Para sua implantação adequada, exige a elaboração dos projetos: planejamento estratégico do município (PEM) com os objetivos e estratégias do município por meio das funções ou temáticas municipais; planejamento de informações municipais (PIM); e planejamento da tecnologia da informação (PTI) do município, prefeitura e organizações públicas municipais envolvidas. Os modelos de informações das funções ou temáticas municipais são os principais produtos do projeto PIM que são pré-requisitos para o planejamento dos sistemas de informações (SI) e sistemas de conhecimentos (SC) municipais e respectivos perfis de recursos humanos necessários (RH), sejam dos gestores locais, dos servidores municipais ou dos munícipes ou cidadãos. O projeto PTI possibilitará o planejamento dos recursos da tecnologia da informação (TI) e respectivos serviços municipais oferecidos pelo município aos munícipes ou cidadãos (REZENDE, 2012; REZENDE, 2018).

REFERÊNCIAS
REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de estratégias e informações municipais para cidade digital: guia para projetos em prefeituras e organizações públicas. São Paulo: Atlas, 2012.
REZENDE, Denis Alcides. Cidade digital estratégica: conceito e modelo - strategic digital city: concept and model. In: CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 15, 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: CONTECSI USP Editora, 2018. v. 1. p. 1-18.
-
Link para comprar os livros ou e-books:
Editora Intersaberes: https://goo.gl/4fBMQK
Editora Atlas: http://goo.gl/HqnG2Z
.
Assista também aos outros vídeos de aulas e orientações:
https://bit.ly/2PoUiLS
ou de CONSULTORIAS com conceitos, exemplos e modelos de projetos em empresas privadas, organizações públicas, governos e cidades:
https://bit.ly/3m90CD2
.
Você também pode me encontrar aqui:
Site 9D Consultoria: http://www.denisalcidesrezende.com.br
Educador:   / denisalcidesrezendedr  
Instagram:   / denis.a.rezende  
Twitter:   / denisarezende  
Youtube:    / denisalcidesrezende  
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9202172197777351

Muito obrigado por assinar o canal.
E dar um “like” no vídeo.
Não esqueça de ativar o "sininho" para receber as notificações de novos vídeos

E pode compartilhar conteúdo, assim, beneficiamos mais pessoas.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке