👉 Faça parte do grupo: https://www.engehall.com.br/gp-vip-ep
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...
------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O PRIMEIRO ERRO do camarada que se diz eletricista é começar uma infraestrutura elétrica, ou seja a parte de tubulação, seja ela de embutir ou sobrepor, sobre a laje ou não, sem acompanhar o projeto elétrico caso tenha, ou caso contrário ao menos ter feito um desenho dos ambientes da obra.
Gente gente, começar uma instalação elétrica sem planejamento é gasto desnecessário de material na certa. Para resolver esse problema eu recomendo sempre dar uma conferida na distribuição dos dutos no projeto, ou caso não tenha projeto, faça ao menos um desenho que a gente chama de croqui, daquela obra e de como vai ser a distribuição elétrica sobre os cômodos, já pensando em cada ambiente, como será a divisão de circuitos, e por aí vai.
Recapitulando então, o primeiro erro está em “Fazer a tubulação elétrica sem antes ter planejado como ela vai ser”, ok?
O SEGUNDO ERRO do zé faísca que se acha eletricista porque já perdeu as contas de quantos km de fio ele já puxou nessa vida kkkk, é o dimensionamento!
Mas voltando no ponto do dimensionamento, o erro mais grotesco que vejo de alguns eletricistas ai é novamente o excesso de precaução!
Por exemplo, a norma fala que a secção mínima para circuitos de iluminação é de 1,5mm², e a gente sabe que em média esses cabos suportam uns 15A.
Aí o eletricista por conta própria dimensiona para ligar lâmpadas, cabos de 2,5mm², que em média suportam uns 20A e na maioria dos casos vai se usar lâmpadas LED que pra chegar em 20A tem que ser muita coisa, posso te falar que precisa de mais de 150 lâmpadas comuns pra dar isso!
A diferença de preço no metro destes cabos é de quase 1 real, se você gastar 2 rolos de 100m de cabo 2,5mm² para iluminação, sendo que o 1,5mm² suportaria na maioria dos casos, você vai pagar quase 200 reais a mais só por esse erro grotesco do zé faísca que você contratou!
Agora imagina um erro de dimensionamento nos cabos de alimentação da sua casa, um cabo 16mm² de uma marca de qualidade por exemplo tá custando mais de 15 reais o metro, vai dando mole ai pra você ver onde vai parar rsrs!
TERCEIRO ERRO é um clássico do profissional contratado a prestação kkkkk.
Cara isso é muito comum de obra, você põe o cara pra trabalhar lá e o dia inteirinho que Deus deu ele te liga pra pedir material picado! Ai meu Deus, o que tenho a dizer desse aí kkkk bicho, literalmente o cliente vira a babá do eletricista kkkkk. Toda hora tem aquela encheção de saco falando que faltou cabo na obra, faltou a tomadinha da sala, faltou isso, faltou aquilo.
Porque pensa comigo, se você tá com a grana pra comprar todo material elétrico à vista, o seu poder de negociação com as lojas muda, você tem como pedir mais desconto devido ao maior volume de compra e com isso economiza bastante grana no material elétrico!
Já o QUARTO ERRO que muita gente comete é na escolha do local que vai ficar o quadro de distribuição! Na maioria dos casos o cliente ou o arquiteto querem esconder o quadro de distribuição, ou na cozinha, ou na área de serviço, houve casos que me pediram pra colocar até atrás de uma porta rsrs. O pica fio que não entende de norma provavelmente vai seguir apenas o desejo do cliente, ou talvez nem isso, vai decidir colocar o mais escondido possível rsrsrs, de preferência coloca até a geladeira na frente depois para tampar, só que a norma é clara quanto a isso, ela pede que os quadros sejam instalados em locais de fácil acesso, não sendo recomendado que fiquem em locais que possam ser fechados, como áreas de serviço e/ou cozinhas que tenham portas, e que também o qdc (quadro de distribuição de circuitos) fique o mais centralizado possível no imóvel e também mais próximo das maiores cargas, como o chuveiro elétrico por exemplo.
E por fim o QUINTO ERRO do eletricista, agora não é só do zé faísca, ou do pica-fio, agora é um erro que todos nós estamos sujeitos a cometer, só que dá pra evitar, é o fato de não cotar material elétrico em lojas diferentes! Eu já trabalhei em loja de material elétrico e posso dizer, os preços variam bastante por causa de marca, período de compra, ou seja, quando foi retirado da fábrica, e principalmente agora por causa da pandemia, também sofreu bastante reajuste!
Информация по комментариям в разработке