ESCÂNDALO DA RENDA MILIONÁRIA DE VITÓRIA DIOGO EM "BANHO MARIA"

Описание к видео ESCÂNDALO DA RENDA MILIONÁRIA DE VITÓRIA DIOGO EM "BANHO MARIA"

ESCÂNDALO DA RENDA MILIONÁRIA DE VITÓRIA DIOGO EM "BANHO MARIA"

Na sua quarta edição, o "Sucesso Investigação" da TV Sucesso apresenta uma grande reportagem sobre a polêmica renda milionária da ex-secretária de Estado da província de Maputo, Vitória Diogo.

Em dezembro de 2020, o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção revelou o luxuoso aluguel que levantou suspeitas sobre o envolvimento de Vitória Diogo em um possível esquema de corrupção, com um aluguel mensal de 400 mil meticais. A TV Sucesso apurou que Vitória Diogo viveu nesta residência alugada por 15 meses, durante os quais o Estado moçambicano desembolsou pelo menos 6 milhões de meticais, excedendo o limite orçamental estipulado que determina:

"Aos dirigentes superiores do Estado, titulares de cargos governamentais e demais benefícios que residem em imóveis arrendados pelo Estado é assegurado o pagamento da renda por um período máximo de 12 meses, após o qual o beneficiário passa a receber o subsídio de renda de casa".

Além disso, o regulamento legislativo estabelece que:

"Para efeitos do número anterior, cabe aos ministros das Finanças e das Obras Públicas e Habitação fixar o valor máximo de renda mensal por província, a ser pago pelo Estado, que não deve exceder o montante de 120.000.00 meticais".

Assim, Vitória Diogo excedeu em mais de 280 mil meticais o limite estabelecido para despesas com aluguel, levando o Gabinete de Combate à Corrupção a iniciar um processo devido à suspeita de irregularidades cometidas por ela.

O valor gasto no aluguel da casa da ex-secretária de Estado da província de Maputo seria suficiente para pagar pelo menos 685 salários mínimos vigentes.

Em março de 2021, através do processo número 15/10/P/GPCCM/2020, Vitória Diogo foi formalmente acusada e se tornou arguida por crimes de abuso de cargo ou função, além de pagamento de rendas indevidas ao alugar uma casa pertencente ao ex-ministro da Agricultura, António Lombau, conforme relatos da imprensa à época dos factos. Além disso, Vitória Diogo excedeu o limite temporal para gastos estabelecido, que permite o aluguel por no máximo um ano.

Apesar dos indícios suficientes para levar Vitória Diogo a julgamento pelos crimes mencionados, o caso continua em Banho Maria. Acompanhe agora a reportagem completa do "Sucesso Investigação".

#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#JornaldaPrincipal

Комментарии

Информация по комментариям в разработке