"Adeus Bela Morena", Cirandinha nº11, H. Villa-Lobos e a cantiga "Fui no Tororó".

Описание к видео "Adeus Bela Morena", Cirandinha nº11, H. Villa-Lobos e a cantiga "Fui no Tororó".

Este é o quinto vídeo do projeto, "O Potencial Musicalizador de Obras Brasileiras para Piano, Inspiradas no Universo Infantil e com Elementos de Brasilidade", financiado pelo edital PAEx/UEMG, 2021.

A professora e pianista Junia Canton idealizou este projeto em 2016, com objetivo de cultivar no público infantil o conhecimento e a apreciação do repertório pianístico erudito brasileiro e seus compositores, além de incentivar o estudo de um instrumento musical. A metodologia baseia-se em seleção de obras para piano inspiradas no universo infantil e com elementos de brasilidade. Comentários sobre o piano, assim como, sobre os compositores e os elementos extra-musicais ou folclóricos que os inspiraram ao compor as peças, são intercalados com a performance das obras. Em decorrência à pandemia do covid-19 a partir de 2020, ao invés de apresentações presenciais em escolas do ensino infantil e fundamental I de Belo Horizonte, estas apresentações estão sendo disponibilizadas no youtube.

Barítono: Diego D'Almeida.
Comentários: Luiz Rosa.
Piano: Luiz Rosa.
Edição de vídeo: Daniel Canton Alvim Moreira.
Peças Gráficas: Ana Clara Britto.
Ilustração Ciranda de Crianças: J. Lima.
Coordenadora: Junia Canton.

Texto alternativo:

O vídeo se inicia com uma tela preta com selo da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais e o título do projeto “O Potencial Musicalizador de Obras Brasileiras para Piano, Inspirados no Universo Infantil e com Elementos de Brasilidade. Em seguida é exibido o nome da criadora e coordenadora do projeto, Junia Canton e do bolsista, Luiz Rosa. Depois disso, tem-se uma tela branca novamente com o selo da ESMU/UEMG, e com os selos do Centenário Paulo Freire e do Coletivo Paulo Freire, e a indicação do edital PAEx, financiador do projeto.

A primeira cena é composta pelo convidado Diego D’Almeida vestindo uma camisa bege claro sentado segurando um violão em seu colo. O instrumento possui acabamento em madeira, e um adorno circular ao redor do tampo. O cantor se posiciona em frente uma parede branca. Diego sorri e olha para o violão ao longo da cantiga.

A segunda cena é composta pelo bolsista Luiz Rosa vestindo uma camisa polo azul escuro, sentado no banco de um piano de armário com o teclado exposto. Ele gesticula à medida que fala.

A terceira cena é composta pelo Luiz Rosa vestindo a mesma camisa, em uma sala com dois pianos de cauda postos um do lado do outro. A sala branca possui duas pinturas com temas, personagens e paisagens da cultura brasileira emolduradas na parede esquerda, do lado de uma luminária, uma samambaia atrás do pianista próxima de um aparador de madeira de demolição com faixas coloridas, e uma outra pintura na parede direita do pintor brasileiro Inimá de Paula.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке