O amor de Transferência e o desejo do analista | Jorge Sesarino

Описание к видео O amor de Transferência e o desejo do analista | Jorge Sesarino

A Psicanálise é uma cura pela via do amor, e a análise ensina a amar. O amor simbólico, o novo amor como disse o psicanalista Jacques Lacan no Seminário XX, não visa a completude do ser, mas sim a sua falta, fazendo com que aquele que ama eleve o ser amado para além do que ele parece ser. Nesse sentido o amor é a sublimação do desejo, que junto ao gozo se enlaça na tríade amor-desejo-gozo, dando consistência ao amar e ser amado. Assim, amar é oferecer a falta-em-ser a quem também falta ser. Se é com a falta que cada um ama, deseja e goza, o outro pode recusar a falta que se lhe oferece; daí o perigo do amor. Como amar é dar o que não se tem, entendendo que o que não se tem é o falo, o significante do desejo.

Qual a relação entre o amor e o desejo? O amor é complemento ou é suplência à carência, à incompletude do ser? O amor é da ordem do ser ou do ter? A relação entre um homem e uma mulher é um mal-entendido?

Nessa aula aberta ao público falaremos sobre o amor de transferência em psicanálise e o desejo do analista com o psicanalista Jorge Sesarino, Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège e membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires.

Essa aula datará a abertura do seminário sobre O Amor e as Fórmulas da Sexuação, onde faremos uma releitura do Seminário 20 de Lacan, sobre o amor. Faça sua inscrição gratuitamente e participe ao vivo

Комментарии

Информация по комментариям в разработке