⚡️ AULA GRATUITA 2: • REFORMA CENTENÁRIA no estilo Engehall
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Como MONTAR um QUADRO de DISTRIBUIÇÃO 127V MONOFÁSICO
Se você que não tem conhecimento seguir este passo a passo que irei mostrar, além de dar os primeiros passos na área elétrica, vai sim conseguir montar seu primeiro quadro de distribuição, vulgo QDC, porém é importante saber de alguns detalhes, principalmente na parte de testes, mas falo disso mais pra frente.
A montagem de um QDC envolve muitos componentes, desde anilhas, cabos, terminais, barramentos, conectores até os Dispositivos de Proteção.
Então, muito mais importante do que montar o quadro, é fazer um bom planejamento. Assim teremos a certeza de que fizemos uma montagem perfeita e segura.
É preciso definir a quantidade de tomadas e pontos de iluminação para atender a edificação. Somente assim conseguimos definir a quantidade de circuitos e a potência necessária para atender a toda a demanda desta edificação.
Isso é bem simples de se fazer, você pode inclusive utilizar o WOCA, que é uma plataforma web de projetos elétricos mais simples. Inclusive temos um video aqui no canal onde mostramos como fazer um projeto usando esta plataforma. Vou deixar como sugestão de video para você assistir após este video, certo?
Como exemplo, vamos usar o seguinte planejamento:
Uma casa simples, de 5 cômodos, onde teremos 5 circuitos, sendo:
1 – Iluminação – 1X10A – 1,5mm2
2 – Tomadas sala / quartos – 1X20A – 2,5mm2
3 – Tomada banheiro – 1X20A – 2,5mm2
4 – Tomadas cozinha /lavanderia – 1X25A – 4,0m m2
5 – Chuveiro – 1X50A – 10,0mm2
Além de conseguirmos prever a quantidade, os cabos e as proteções dos circuitos, com estas informações conseguimos também definir o tamanho do QDC.
E para atender ao nosso exemplo, precisaremos de um qdc com o seguinte tamanho:
DISJUNTOR MONOPOLAR – 5 ESPAÇOS
DISJUNTOR GERAL MONOPOLAR – 1 ESPAÇO
IDR BIPOLAR – 2 ESPAÇOS
DPS de 175V – 2 ESPAÇOS (FASE + NEUTRO).
CIRCUITO RESERVA - 2 ESPAÇOS
Então temos 5 + 1 + 2 + 2 + 2 = 12 espaços
Encontramos no mercado QDC´s com tamanho mínimo de 12 espaços, que irá atender nosso exemplo.
Vejam que não informei qual o valor do disjuntor geral e nem do IDR. Isso porque irá depender de um cálculo chamado “cálculo de demanda” e que varia conforme cada concessionária de energia.
Agora vamos para o próximo passo, que é a fixação do qdc. Ele pode ser tanto de embutir , que é aquele quadro que fica chumbado na parede, ou então ele pode ser de sobrepor, quando é parafusado na parede.
Definindo qual modelo será utilizado, vamos para nosso 3º passo, que é a fixação dos elementos do quadro, como os barramentos de neutro e terra. Em seguida, comece a organizar os cabos dos circuitos, que já devem estar passados. Separe os condutores de aterramento, de neutro e de fase, utilizando abraçadeiras de nylon para uni-los, deixando os cabos prontos para serem conectados aos barramentos e as proteções.
Em seguida, vamos começar a montagem das proteções do QDC. De maneira geral, começamos montando a parte das proteções do qdc primeiro e depois montamos as proteções dos circuitos.
Fique tranquilo que a fixação das proteções no trilho DIN é simples. Primeiro colocamos a parte de cima da proteção no trilho e em seguida aperte a de baixo.
Cabos passados e proteções instaladas, chegou a hora de fazer as ligações. Vamos começar pelo mais simples, que é “crimpar” os terminais tubulares nos cabos azuis, que são destinados ao neutro e depois basta conectar estes cabos ao barramento de neutro. Deve ser feito o mesmo com os cabos verdes, que são os cabos destinados ao terra dos circuitos.
Um detalhe que passa batido por alguns profissionais é ter atenção para não usar terminais mais grossos do que a bitola do cabo. Os terminais devem ter a mesma seção do cabo.
Agora vamos conectar os cabos de alimentação da entrada na entrada do disjuntor geral do qdc. Na saída deste disjuntor, vamos derivar 2 cabos: um de 4,0mm2 que irá ser ligado na entrada do DPS e outro na mesma bitola do cabo de entrada que será ligado na entrada do DR do qdc. Já a saída da fase do DR será ligada junto do barramento pente monofásico que atende aos disjuntores.
O cabo de neutro que vem do padrão de entrada ser á ligado na entrada do DR e a saída dele será ligada ao barramento de neutro. Desta forma, todos os circuitos estarão protegidos pelo DR, incluindo o circuito de iluminação.
Lembrando turma, sempre crimpe os terminais. Isso demonstra profissionalismo e capricho. Além disso, utilize também anilhas para identificação dos circuitos.
E por último, identifique cada disjuntor dos circuitos, bem como o disjuntor geral, DPS e DR. Além disso, e não se esqueça de colocar na tampa do quadro a etiqueta de advertência e o diagrama unifilar.
Информация по комментариям в разработке