Fui de TREM até Morretes/PR experimentar o BARREADO!

Описание к видео Fui de TREM até Morretes/PR experimentar o BARREADO!

O passeio de trem entre Curitiba-Morretes é para quem busca um passeio de ecoturismo e de aventura, próximo da natureza e com paisagens de tirar o fôlego.

A linha de trem Curitiba – Morretes começou a ser construída em 1880. Mesmo sendo considerada por muitos engenheiros da época de ser impossível de ser construída, foi concluída e 1885. Devidos aos desafios da sua construção, desafios em grande parte por seu trajeto sinuoso pela Serra do Mar, esta ferrovia é considerada uma obra de arte.

Com 110 km de extensão que passam pela área mais preservada da Mata Atlântica, com mais de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. Diariamente há trens partindo de Curitiba para Morretes. Esse passeio de trem dura aproximadamente 3 horas na ferrovia de 127 anos de história.

#barreado #serraverdeexpress #morretes #curitiba #tremmorretes

MORRETES:
Fundada em 1721 Morretes fica na Serra do Mar Paranaense, entre Curitiba e o litoral. Tem um clima agradável e variadas opções para ecoturismo devido a sua localização privilegiada. Atrações gastronômicas é outro ponto forte desta pequena e antiga cidade de construções históricas que atraem centenas de turistas de todo Brasil. Descer a serra e passar o domingo em Morretes já é uma opção natural dos curitibanos nos finais de semana.

BARREADO:
Sua origem é açoriana de um ritual de mais de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca, trazidos pelos açorianos e que são típicos da cultura caiçara.

O costume de cozinhar a carne bovina foi levado ao litoral do Paraná pelos primeiros portugueses que chegaram na região. Os portugueses realizavam os mutirões, que na linguagem indígena era denomina de "pixirum", que significa "fazer tudo em conjunto". A população local, formada por portugueses, caboclos e indígenas, se reuniam, por exemplo, em colheitas e construções de igrejas e escolas. Nessas mutirões sempre serviam cachaça e refeições com bastante sustâncias, como a carne barreada, que era considerada simples e de fácil preparado, podendo ainda ser requentada diversas vezes no fogo a lenha.

Posteriormente, com a popularização das festas de carnaval nas vilas do litoral, sempre serviam o barreado para os foliões, acompanhado de cachaça. O barreado era servido no entrudo, que antecede o carnaval, como também durante as noites de folia. O barreado era servido ainda nas festas de fandango, com muita música e dança.

Com o início do ciclo do tropeirismo no Paraná, a região passou a ser passagem dos tropeiros que percorriam os caminhos das tropas em direção à São Paulo. Esses viajantes paravam na região, principalmente em Morretes, onde procuravam a cachaça e o barreado para matar a fome.

Já no século XX o barreado passou a ser considerado uma atração turística. Com a consolidação do turismo na região, os restaurantes começaram a resgatar os saberes culinários e servir os pratos típicos do litoral.

o que fazer em morretes
morretes curitiba
morretes pr
Serra verde express
Trem curitiba
trem curitiba a morretes
Expresso morretes
barreado

Комментарии

Информация по комментариям в разработке