Orquestra Ouro Preto e Projeto Vale Música: Lendas da Black Music

Описание к видео Orquestra Ouro Preto e Projeto Vale Música: Lendas da Black Music

[ Antes de ir em frente, que tal se inscrever em nosso canal para receber todos os nossos vídeos em primeira mão? Clique aqui: https://bit.ly/3WBKUkU ]

A Orquestra Ouro Preto entra no embalo da black music e compartilha com todo mundo esse momento especial com a transmissão ao vivo pelo YouTube. Dando sequência à série de homenagens a grandes gêneros que vem realizando ao longo de 2023, iniciada com repertórios inteiros dedicados a clássicos do rock e do jazz, a formação mineira encerra a trilogia celebrativa com o espetáculo “Lendas da Black Music”, e se volta a um dos momentos mais especiais da história da música do século XX, não só por seu poder sonoro incomparável, mas também por seu papel histórico e mobilizador.

Mais que um gênero musical, a Black Music – e suas facetas como o funk e o R&B – representou um grito de resistência contra o racismo nos Estados Unidos. Criado no fim dos anos 50, tendo seu ápice nas duas décadas seguintes, o estilo se consagrou não apenas pela sua característica dançante, mas também por sua forte identificação com a luta pelos direitos civis da população negra.

Passados mais de 70 anos, a luta contra a discriminação racial e a igualdade de direitos permanece urgente. Dar visibilidade a esse repertório é enfatizar a força da música em sua máxima potência, embalando corpo, alma e corações, transformando cérebros e realidades, por meio de um repertório representado por ícones como Steve Wonder, Diana Ross, Lionel Ritchie, entre outros vários grandes nomes da época.

Em “Lendas da Black Music”, o público é convidado a fazer essa viagem ao tempo, experimentando por meio dos arranjos da Orquestra Ouro Preto a estética e a musicalidade que marcaram gerações nos anos 60, 70 e início de 80, tendo como guia verdadeiros hinos da discografia dos Jackson 5 e seu mais carismático integrante, Michael Jackson, de “ABC”, “I’ll Be There” e “Can You Feel It”, chegando a “Don’t Stop Until You Get Enough”, mostrando a força desse artista que transitou, sempre com sucesso, por tantas décadas de ápice do estilo ao redor do mundo.

E as surpresas não param por aí. Para abrilhantar a apresentação, a Orquestra Ouro Preto, através do Programa Vale Música, convida ao palco do Sesc Palladium, músicos e musicistas dos quatro cantos do Brasil que fazem parte do programa. Alunos de Belém (PA), Serra (ES), Corumbá (MS) e Brumadinho (MG) se juntarão à formação principal da Orquestra para ecoar toda atitude e groove da música negra. Uma verdadeira celebração que ignora os limites geográficos e ecoa o sonho de Martin Luther King.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA

Desde os anos 2000, a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, foi criada uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais dos quatro estados e orquestras parceiras, que recebeu o nome de programa Vale Música.

O Vale Música, que integra o eixo de programas autorais do Instituto Cultural Vale, contempla intercâmbios entre estudantes e professores dos polos de formação do programa, aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela empresa.

Os estudantes participam de aulas por naipes, masterclasses de instrumentos e workshops sobre formação de orquestra e música de concerto. O programa também cria oportunidades para que os jovens músicos participem de qualificações presenciais com as orquestras, além de apresentações integradas, onde eles experimentam a rotina de músicos profissionais.
Desde 2019, o programa oferece iniciação musical de canto coral e instrumentos de sopro e percussão a crianças e adolescentes de Brumadinho, sob a coordenação da Orquestra Ouro Preto.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке