Não sei se você já parou para pensar sobre o seu desodorante ou antitranspirante. Na verdade, penso que nossa linha de raciocínio deva iniciar um pouco antes, mais precisamente na razão pelo qual usamos estes tipos de produtos higiênicos.
Nosso organismo produz sudorese, um fenômeno fisiológico necessário para controlar a temperatura do corpo, assim como excretar certas substâncias. Com a variação na temperatura, interna ou externa, isso pode acontecer em maior ou menor quantidade… Sim, nós suamos, e em geral o cheiro não é bom. Porque apesar de não possuir odor nenhum, o suor é exposto à ação de bactérias e fungos também presentes em nosso organismo, especialmente em regiões úmidas e com pouca luminosidade (axilas!).
Ninguém quer cheirar mal, certo? Prefiro crer que sim (risos). Logo, pessoas muito inteligentes e bem intencionadas (também prefiro crer que sim!) criaram o desodorante, assim como o antitranspirante.
Particularmente, acho assustador o poder dos antitranspirantes! Como se não fosse nada, eles simplesmente pretendem alterar a forma como o corpo humano funciona, e PRECISA funcionar. De que forma isso é possível? Por meio de uma combinação de componentes químicos como TRICLOSAN, PROPRILENO GLICOL, PARABENOS, AMIANTO, ALUMÍNIO e “FRAGÂNCIAS”. Todos com fortes indícios de responsabilidade no aumento de doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer, entre outras (dá uma pesquisada, vale a pena). DETALHE: Eles estão presentes em diversos produtos de higiene!
Sem parar para refletir sobre o assunto, a gente paga pra usar esses componentes químicos. E vamos além… Queremos o MAIS EFICIENTE do mercado, ou seja, aquele que nos deixa sequinhos e cheirosinhos por mais tempo! Mesmo que isso signifique que você não vai suar por dias (sim, no inverno, por exemplo, é possível passar dias sem suar!). Chocante não?!
Isso não pode ser NORMAL. Somos seres humanos e se quisermos ser saudáveis precisamos conviver da melhor forma possível com nosso corpo e seus “fenômenos”. Sei que você pode não concordar com isso, e te respeito, MAS eu decidi parar de aceitar qualquer coisa pronta e que me venha quase que de forma imposta.
Assim sendo, há quase 2 anos passamos a experimentar novas alternativas. Neste vídeo compartilho uma receita de desodorante caseiro, um dos preferidos da casa e, que funciona super bem, e sem manchar as roupas!
DESODORANTE 1 – É líquido e conhecido pelos mais antigos. Sua base é o Leite de Magnésia. É o preferido do maridão.
INGREDIENTES:
LEITE DE MAGNÉSIA
ÓLEO ESSENCIAL (opcional)
ÁGUA
MODO DE FAZER:
– Você vai precisar de um recipiente com uma válvula do tipo SPRAY.
– Preencha 70% do recipiente com o leite de magnésia.
– Acrescente 5 a 10 gotas de óleo essencial (por aqui usamos Melaleuca/Tea Tree e Litsea Cubeba), feche e mexa bem.
– Complete com água, mexa mais um pouco e… Pronto!
ALGUMAS MARCAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS QUE USAMOS:
https://www.florafiora.com.br/
https://harmoniearomaterapia.com.br
https://terra-flor.com/
Espero que você tenha gostado.
Nos encontre também:
www.casasemlixo.com
[email protected]
www.instagram.com/casasemlixo
facebook.com/casasemlixo.com.br
Информация по комментариям в разработке