MAPA - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 54_2025
A prática de exercícios físicos envolve a complexa interação entre o sistema muscular e o esquelético. Neste sentido, faz-se necessário compreender a anatomia óssea e muscular, para então, entender a mecânica do movimento e prevenir lesões durante a prática de movimentos em geral.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
A partir deste contexto, observe a imagem abaixo e identifique o que se pede:
A) Identificação das estruturas: descreva o número que se encontra na imagem e o nome do osso em que é apontado (ex: 1 - osso …, 2 - osso ...).
B) Características das estruturas identificadas: Descreva as características básicas das seguintes estruturas identificadas na imagem abaixo.
Fonte: https://br.depositphotos.com/
QUESTÃO 2
Os estudos sobre a Miologia apontam importantes informações sobre a função dos músculos, os tipos de músculos existentes no corpo humano e também, as suas características anatômicas. É importante lembrar, que os músculos não são iguais, possuem diferentes características, quanto a sua estrutura, função e tipo de contração.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2024.
Neste contexto, responda as questões abaixo:
A) O que é o endomísio e qual a sua localização?
B) O Músculo liso está presente em quais órgãos do corpo humano? Quais são suas características básicas?
C) Qual é o tipo de músculo que move e estabiliza os ossos?
D) O que é um fascículo muscular?
E) Qual o tipo de músculo responsável por formar a maioria das paredes do coração?
F) O que é a Fáscia muscular? Quais são suas funções?
G) O que é epimísio? Descreva uma de suas funções.
H) Descreva as características básicas do músculo diafragma.
QUESTÃO 03
No treinamento esportivo de alta intensidade ou até mesmo durante as aulas de Educação Física Escolar, é muito comum lesões em articulações sinoviais, por estarem envolvidas a movimentos específicos do esporte, como um chute, um arremesso, um drible, dentre outros. As articulações sinoviais possuem características anatômicas específicas e também são divididas em vários tipos, de acordo com suas características estruturais, sendo estas: do tipo plana, do tipo gínglimo, trocoides, elipsoides, selares e esferoideas.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2024.
Considerando as articulações sinoviais, seus diferentes tipos e suas características anatômicas, responda as seguintes questões:
A) Articulação sinovial do tipo Plana: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo planas?
B) Articulação sinovial do tipo Gínglimo: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Gínglimo?
C) Articulação sinovial do tipo Trocoides: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Trocoides?
D) Articulação sinovial do tipo Elipsoides: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Elipsoides?
E) Articulação sinovial do tipo Selares: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Selares?
F) Articulação sinovial do tipo Esferoideas: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Esferoideas?
G) Quais movimentos, as articulações sinoviais podem apresentar?
Информация по комментариям в разработке