O que é Hipotonia?

Описание к видео O que é Hipotonia?

A hipotonia é quando o tônus muscular da criança encontra-se abaixo do esperado para a idade.
Mas o que é tônus? Convidamos você para fazer um teste: se você pegar no seu próprio braço, na sua musculatura do bíceps, essa musculatura tem uma consistência chamada de estado de semi-contração. Esse estado é o que garante que tenhamos bons movimentos e boas posturas quando estamos sentados, de barriga pra baixo/pra cima, ajoelhados, etc. Quando esse padrão está abaixo do padrão da idade, chamamos de hipotonia.

Temos duas formas de tônus, o tônus muscular, que garante a qualidade do movimento, e o tônus postural, que garante que consigamos nos manter parados em uma posição ou fazer manutenção da postura quando nos movimentamos. O que isso quer dizer? Para ficarmos sentados algumas horas ou alguns minutos, ou para a criança brincar, precisa ter controle da postura. Quando isso não acontece, observamos padrões que são naturais em crianças com hipotonia, como por exemplo brincar sentada com as mãos sempre apoiadas no chão. Se a criança brinca assim, ela não consegue manusear o brinquedo com todas as possiblidades que ela tem, assim perdendo o interesse no brinquedo. Outra situação são crianças que começam a brincar sentadas e de repente começam a deitar. Deitam justamente pela dificuldade de manter essa postura sentada e isso dificulta muito o brincar também.

Outro sinal que podemos observar é a criança que senta com a coluna em C e com a cabeça para baixo e não consegue olhar para quem está brincando com ela, rastrear o ambiente, etc. Isso também causa desinteresse no brincar.

Quando observamos uma criança brincando, quais são as situações que podemos usar como alerta? O desinteresse no brincar é o primeiro deles, pois a criança não brinca porque ela não consegue e não porque não quer. A criança veio ao mundo para brincar, então se ela não tem interesse em usar o brinquedo, provavelmente tem algo por trás dessa situação!

Onde mais essa hipotonia vai influenciar na vida da criança? Na troca de postura (hora de levantar), no pé plano (pé que encosta por completo no chão), dificuldade da criança em receber informações que vêm do ambiente, como o calor, frio, o toque, responder quando chamada pelo nome, etc. É comum que crianças com hipotonia demorem a responder esses tipos de estímulos. A hipotonia também pode ser palpável, a gente toca no músculo. Existe uma consistência normalmente. Na hipotonia o músculo tem uma consistência baixa.

A hipotonia deve ser avaliada por um profissional especializado e a avaliação é individualizada. Existem escalas de avaliação. O sinal clínico é o principal fator para o diagnóstico. Precisamos dar uma atenção especial para a hipotonia quando pensamos em estimular a criança a brincar, a interagir, a olhar o ambiente em que ela está inserida, a correr, caminhar, brincar no parquinho... Então é importante observar esses sinais.

É muito comum em crianças com TEA. Até 3 anos de idade observamos em torno de 61% de crianças com autismo que têm hipotonia. Com o passar da idade esse número diminui, muitas vezes porque a criança está recebendo tratamento ou até porque com o desenvolvimento do corpo, dos músculos, dos ossos, dos movimentos, mesmo que sejam movimentos não adequados, o tônus tende a regular.

Se você tem dúvidas sobre hipotonia procure uma ajuda especializada. Converse com pessoas que têm experiência com hipotonia. Afinal, o viver da criança é brincar!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке