Neste Retalhos da Nossa História 16, o professor Pedro Lima Vasconcellos apresenta-nos a Revolta dos Alfaiates e foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799) na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira. Diferentemente da Inconfidência Mineira(1789-1792), foi um movimento de caráter popular com um programa mais amplo e radical, que defendia a independência e o fim da escravidão, um governo republicano, democrático, com liberdades plenas, o livre-comércio e abertura dos portos como principais pontos.
Foi um movimento popular, com a participação e o protagonismo de escravos, ex-escravos, sapateiros, borradores, além, claro, de alfaiates. Houve também apoio de profissionais como advogados, padres e médicos.
A revolta teve grande influência de ideias iluministas, que ganharam força com a Revolução Francesa, além de alguns processos de independência no continente americano, como Estados Unidos e Haiti, junto com a Inconfidência Mineira.
A revolta aconteceu num momento de intenso sofrimento para os mais pobres, com falta de comida e impostos escorchantes.
A revolta pretendia surpreender o governo, mas acabou falhando, uma vez que um dos integrantes contou os detalhes dos planos, permitindo que forças militares fossem mobilizadas para reprimi-la, sendo derrotada em 1799.
Em 8 de novembro de 1799, em Salvador, foram assassinados na forca quatro líderes do movimento , na Praça da Piedade, cercada por tropas militares e diante do povo que se reuniu para assistir. Foram enforcados, na seguinte ordem: o soldado Lucas Dantas, o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento. Um quinto condenado, o ourives Luís Pires, conseguiu fugir e nunca foi encontrado.
Os corpos foram esquartejados e as cabeças e mãos ficaram expostas durante cinco dias em diferentes pontos da cidade para servirem de exemplo à população. Devido ao calor intenso, um cheiro de podridão espalhou-se pela cidade que ainda foi tomada pelos urubus. Os despojos foram, depois, recolhidos pela Santa Casa de Misericórdia e sepultados em lugar desconhecido.
Os demais envolvidos foram condenados a 500 chibatas no pelourinho, (na época, no Terreiro de Jesus) e depois conduzidos para assistir a execução dos líderes. Ao final, foram enviados em degredo para a África em locais fora dos domínios de Portugal.
Em 2011, por decreto da presidenta Dilma Roussef, os condenados da Conjuração Baiana foram declarados heróis nacionais.
A imagem deste Retalhos é um detalha do quadro da autoria de João Teófilo, que retrata o enforcamento de quatro dos líderes da Revolta dos Alfaiates e dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado" (1893) - a tela toda está na aba comunidade.
Referência bibliográfica:
VALIM, Patrícia, “Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1789”, Salvador, Edufba, 2018
VALIM, Patrícia, “Combates pela História da Conjuração Baiana de 1798: idéias de crise e revolução no século XX”, in História Social - revista dos pós-graduandos em História da Unicamp, 2009, https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index...
VALIM, Patrícia, “Da contestação à conversão: a punição exemplar dos réus da Conjuração Baiana de 1798”, in Revista Topoi, Rio de Janeiro, 2009. v.10, n.18, p.14-23, http://www.scielo.br/pdf/topoi/v10n18...
ISTVAN, Jancsó, “Na Bahia contra o Império: história do ensaio de sedição de 1798”. São Paulo, Hucitec; Salvador, Edufba, 1976. 222p, https://repositorio.ufba.br/ri/bitstr...
E as próximas:
Revolução de 1817
Confederação do Equador
Serra do Rodeador
Caboclos de julho
Malês
Pedra Bonita
Cabanagem
Balaiada
Cabanos
Guerra dos farrapos
Quebra-quilos
Mucker
Dragão do Mar
Juazeiro
Quebra de Xangô
Contestado
Caldeirão
Pau-de-Colher
* *
• INSCREVA-SE NO CANAL PAZ E BEM: http://bit.ly/Pazebem
• FAÇA UMA ASSINATURA SOLIDÁRIA DO PAZ E BEM: http://bit.ly/AssinePazBem
• Site Paz e Bem: https://pazebem.org
* *
• Ative o sininho "🔔" para receber notificações.
• Website: https://www.brasil247.com/
• Assine e apoie o Brasil 247 em https://www.brasil247.com/apoio.
• Seja membro da TV 247: https://www.youtube.com/brasil247/join
Sua associação oferece suporte às operações do dia a dia e é vital para o nosso sucesso e crescimento.
• Youtube ✔️: https://www.youtube.com/c/brasil247?s...
• Twitter: / brasil247
• Grupo 247: https://www.fb.com/groups/20821597976...
• Facebook: https://www.fb.com/brasil247
• Flickr 247: https://www.flickr.com/brasil247
• Loja da TV 247: https://brasil247.mercadoshops.com.br
• Gerenciar notificações do YouTube: https://support.google.com/youtube/an...
#brasil247 #tv247 #política
© Copyright 2019 - Editora 247 LTDA. Proibida a reprodução sem autorização prévia.
Информация по комментариям в разработке