Biologia floral
A flor do abacateiro é hermafrodita, todavia, por causa de uma diferença na época de maturação entre as flores masculinas e femininas, a polinização cruzadas é assegurada.
Este fenômeno é conhecido como dicogamia protogínica. Dado também ao fato de que todas as flores abrem-se e fecham-se praticamente ao mesmo tempo, para que haja uma polinização eficiente é necessário intercalar variedades de comportamento floral diferente.
As flores do abacateiro abrem-se e fecham-se duas vezes. As variedades de abacateiro são classificadas em dois grupos distintos em relação ao tempo normal de abertura e fechamento das flores, denominados grupos A e B.
No grupo A, a primeira abertura da flor ocorre no período da manhã. Nessa abertura, o estigma se encontra receptivo, porém as anteras não se abrem e não há liberação de pólem para fecundação do estigma. A flor se fecha ao meio dia e somente irá se abrir no período da tarde do dia seguinte, quando os estames estarão maduros, porém, o estigma não se encontra mais receptivo.
As variedades do grupo B diferem do grupo A pelo fato de que a primeira abertura ocorre após o meio dia, fechando-se ao entardecer e a reabertura ocorre no período da manhã do dia seguinte.
Por isso, recomenda-se intercalar cultivares dos grupos A e B, o período de floração de cada variedade é de um a dois meses, o que quase sempre permite a coincidência entre duas variedades, mesmo que elas sejam de raças diferentes, e não floresçam simultaneamente. Todavia, o melhor é intercalar variedades que tenham a mesma época de floração.
Polinização e fecundação são necessárias à produção de frutos do abacateiro.
Por isso, a participação de insetos, especialmente abelhas, é muito importante. As abelhas podem levar o pólen de uma a outra planta um percurso de até 2Km, mas para que a polinização seja efetiva, recomenda-se uma distância de no máximo100m. A instalação de colméias na razão de 2/ha é recomendada em países produtores. Dado que o pólen, normalmente, se mantém viável nas condições ambientais por mais de 24horas, a possibilidade de autopolinização, com auxílio de insetos, é viável.
A formação de frutos partenocárpicos pela ausência de fecundação também ocorre, mas sem interesse prático, pois os frutos são pequenos e deformados.
E mail comercial
[email protected]
Instagram:Abacateiro Frutas e Mudas
Nesse canal você vai aprender tudo sobre o seguimento da fruticultura e os benefícios que o seguimento pode trazer para sua propriedade.
#abacate #polinização #dasflores
Информация по комментариям в разработке