Lesão Hill Sachs e Bankart do Ombro EXAME FÍSICO - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Описание к видео Lesão Hill Sachs e Bankart do Ombro EXAME FÍSICO - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

▼CLÍNICA de FISIOTERAPIA DR. ROBSON SITTA
(11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP

FAÇA PARTE DAS MINHAS REDES SOCIAIS:
▼ INSCREVA-SE no YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCb7a...

▼ Visite SITE OFICIAL: www.fisiositta.com.br

▼ CURTA no FACEBOOK: https://www.facebook.com/fisiositta?f...

▼ ADICIONE no LINKEDIN:   / robson-sit.  .

▼ SIGA no INSTAGRAM:   / robson.sitta  

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL

A Luxação no ombro também conhecida como ombro deslocado, acontece mais frequentemente em indivíduos jovens e praticantes de atividade física. Deve ser tratada de forma adequada, para evitar sequelas e recidivas e possui múltiplas modalidades de tratamento.

O tratamento da luxação no ombro deve ser individualizado para cada paciente. Os fatores relevantes pata a tomada de decisão do ortopedista são: o número de luxações, a idade do paciente, a frouxidão de ligamentar e a presença de lesões ligamentares e ósseas.

O que é a Luxação no Ombro?
A Luxação de ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula (glenóide). As luxações podem ocorrer de dois modos:

por trauma como acidentes, quedas ou lesões no esporte;
também pode luxar sem motivo aparente, por frouxidão nos ligamentos do ombro (atraumática).

Quais as lesões que ocorrem na luxação no ombro?
Quando o ombro luxa, frequentemente ocorrem lesões nas estruturas ligamentares responsáveis pela estabilidade da articulação. Estas estruturas são a cápsula articular, o lábio ou labrum da glenóide e os ligamentos glenoumerais.

A luxação mais comum é a anterior, isto é, a cabeça do úmero desloca-se para frente em relação a escápula. Neste tipo de luxação encontramos frequentemente a lesão do lábio anterior da glenóide (lesão de Bankart).

Outro problema comum na luxação de ombro é a lesão de Hill-Sachs, uma fratura com afundamento da cabeça do úmero. Ela ocorre pois a cabeça do úmero colide com a borda anterior da glenoide. Esta colisão causa o esmagamento da cabeça do úmero, pois é um osso mais frágil que o osso da glenoide.

Em pacientes acima de 40 anos, além das lesões ligamentares, a luxação pode levar a lesões do manguito rotador.

A lesão de Hill-Sachs e a lesão de Bankart são lesões no ombro e alterações muito frequentemente encontradas nas pessoas com luxações do ombro. Após o primeiro episódio de uma luxação do ombro, cerca de 85% dos pacientes têm uma lesão de Hill-Sachs e nos casos de luxação recidivante este número pode chegar próximos a 100%.

O que é a lesão de Hill-Sachs e o porquê ela ocorre ?
A lesão de Hill-Sachs é uma fratura com afundamento da cabeça do úmero na sua região posterolateral. Ela ocorre pois a cabeça do úmero colide com a borda anterior da glenoide.

Esta colisão causa o esmagamento da cabeça do úmero, pois é um osso mais frágil que o osso da glenoide.

O que é a lesão de Bankart?
A lesão de Bankart é a lesão do lábio da glenóide na sua porção anterior. No lábio da glenóide estão inseridos os ligamentos glenoumerais, estes conferem boa parte da estabilidade do ombro.

Quando o ombro luxa, o local mais comum de ocorrer uma lesão dos ligamentos glenoumerais é justamente na região do lábio da glenóide, que descola da escápula. Na cirurgia para tratamento da luxação do ombro, o procedimento mais comumente realizado é a reinserção do lábio da glenóide na escápula.

Na luxação do ombro pode ocorrer lesão do lábio da glenóide superior ou posterior?
As luxações mais comuns são as anteriores, portanto a lesão do lábio mais frequente é na região anterior. Mas as lesões do lábio podem se estender para a região superior, as chamadas lesões SLAP. Nos casos de luxação posterior, menos comuns, ocorre lesão do lábio posterior da glenóide.
O que é a lesão de Bankart ósseo?
A lesão de Bankart ósseo ocorre em 2 situações:

Durante um episódio de luxação anterior do ombro, ocorre uma fratura da borda anterior da glenóide em vez de ocorrer um descolamento do lábio anterior da glenóide;
Em pacientes com múltiplos episódios de luxação, pode ocorrer um desgaste da região anterior da glenóide.
Estas 2 situações são mais graves e tornam o ombro mais instável e suscetível a luxações em situações banais como espirrar, dormir ou pentear o cabelo.

O que é a lesão de Hill-Sachs reverso?
A lesão de Hill-Sachs reverso é um afundamento da cabeça do úmero na sua região anterior relacionada a luxação posterior do ombro. É muito menos comum que as lesões de Hill-Sachs das luxações anteriores.

A lesão de Hill-Sachs e a lesão de Bankart são lesões no ombro e alterações muito frequentemente encontradas nas pessoas com luxações do ombro. Após o primeiro episódio de uma luxação do ombro, cerca de 85% dos pacientes têm uma lesão de Hill-Sachs e nos casos de luxação recidivante este número pode chegar próximos a 100%.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке