TUMORES DA COLUNA

Описание к видео TUMORES DA COLUNA

Os tumores localizados na região da coluna vertebral são doenças que crescem e se desenvolvem dentro ou em torno da coluna, produzindo compressão ou destruição óssea, podendo causar lesoes nos nervos ou na medula espinhal. Constitui terceira causa de dor da coluna, atrás da doença degenerativa e do trauma.

Os tumores surgem da reprodução e do crescimento desordenados das células formando uma massa sólida, podem ser benignos quando apenas tem seu crescimento aumentado formando uma lesão, ou malignos quando essa massa apresenta caráter infiltrativo, com destruição dos tecidos ou invasão de outros órgãos a distância. Tumores originados da própria coluna vertebral não são muito comuns, estima-se que representam somente 10% de todos os tumores espinais. Entretanto, as metástases instaladas na coluna não são tão raras e são potencialmente graves.

Dores na região da coluna é um sintoma muito comum muito na população, porém a dor na coluna geralmente não é o primeiro sintoma de um câncer que se desenvolve em seu corpo. Os tumores da coluna vertebral apresentam características clínicas importantes e o conhecimento dessas particularidades pelo médico facilita o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Os sintomas mais importantes, conhecidos como ``sinais de alarme´´, sao a dor noturna, que não alivia com a medicação e evolui com piora progressiva não relacionada a atividade física. Fadiga, perda de peso, alterações da força muscular, atrofia do membro e dificuldade de andar acompanham o quadro. Quando a dor está associada a sintomas neurológicos como perda do controle bexiga, intestino e déficit motor, uma avaliação mais profunda se justifica.
O tabagismo, dieta pouco saudável, história familiar de alguns tipos de câncer, como mama, pulmão, próstata e ovário, são fatores de risco comuns para tumores da coluna vertebral. A coluna vertebral tem um rico suprimento sanguíneo, e as células cancerosas podem se espalhar para esta parte do corpo pela via hematogênica.

As principais causas de tumores malignos da coluna são as metástases de outros órgãos. O câncer de mama, próstata, rim e tireoide são as principais lesões que enviam metástases para órgãos a distância. Segundo estudos entre 30-90% dos pacientes portadores de tumores malignos desenvolverão metástase durante o curso da doença.

Os principais órgãos acometidos por metástases são o pulmão, fígado e o esqueleto, no esqueleto a coluna vertebral torácica é o local mais acometido, principalmente em pacientes entre quinta a sétima décadas de vida. Os tumores benignos são de origem da própria coluna, tanto ósseos como do sistema nervoso e correspondem a 0,4% de todos os tipos de neoplasias.

As lesões benignas e primárias são mais frequentes na primeira e segunda década de vida, apresentam quadro inicial por dor, torcicolo ou rigidez e mais raramente déficit neurológico, em sua grande maioria são de tratamento cirúrgico, mas dependendo do tamanho, localização e queixa do paciente, esta lesão também pode ser observada com acompanhamento médico ambulatorial.
O diagnóstico nos dias atuais está cada vez mais comum devido ao maior acesso aos exames de imagem como a radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, facilitando o diagnóstico precoce, fundamental para um desfecho favorável. A cintilografia óssea e a biopsia da lesão também podem ser indicadas para ajudar o Oncologista a avaliar o estadiamento da doença, o estágio evolutivo do tumor, e as indicações de tratamento, que deve envolver sempre equipe multidisciplinar com cirurgião de coluna, oncologista, fisioterapia, enfermagem e psicologia.

O tratamento adotado dependerá das condições clínicas e neurológica do paciente e do grau de invasão do tumor. Para o tratamento dos tumores da coluna vertebral é fundamental o conhecimento do tipo da lesão, sua localização, tamanho, estadiamento oncológico e as condições do paciente.

#medicinaregenerativa,
#infiltracaoemcolunaguiadaporultrassom, #ultrassonografiadacoluna, #viscossuplementacao, #nervociatico, #colunavertebral, #coluna, #tratamentodador, #especialistacoluna, #especialistaemcoluna, #ortopedista, #intervencaoemdor, #clinicadacoluna, #sacroileite, #sindromedopiriforme, #radiofrequencia, #rizotomia, #neuroestimuladormedular, #bombademorfina, #artrosecoluna, #espondiloartrose, #herniadedisco, #bicodepapagaio, #artrodese, #artrodesecoluna, #dornacoluna, #dorlombar, #endoscopiacoluna, #cirurgiaendoscopicadacoluna, #tumorvertebral, #tumornacoluna, #biopsiadecoluna, #vertebroplastia, #cifoplastia

Комментарии

Информация по комментариям в разработке