A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL E O CRISTIANISMO: UMA QUESTÃO HISTÓRICA E ATUAL

Описание к видео A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL E O CRISTIANISMO: UMA QUESTÃO HISTÓRICA E ATUAL

A questão indígena no Brasil é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido. Apropriação cultural, demarcação de territórios, religião: todos esses tópicos estão relacionados com a cultura indígena e sua relação com o espaço territorial brasileiro. É muito importante analisar e compreender esse tema através de um viés filosófico, sociológico e histórico (olha aí esse combo de humanas que a gente tanto ama), para poder refletir e se posicionar sobre o que está acontecendo no Brasil. Aperta o play e vem para essa aula do Alan que tá incrível! :)

Conheça nosso curso gratuito: https://goo.gl/2rebsa

Aula escrita sobre povos indígenas: https://cursoenemgratuito.com.br/povo...

Simulado sobre povos indígenas: https://cursoenemgratuito.com.br/povo...

#Enem #QuestãoIndígena #Cristianismo

O tema da aula de hoje é muito atual e ao mesmo tempo histórico: é um tema constante na história do Brasil. De fato, a questão indígena é um tema muito delicado a ser discutido e que passa por uma série de outros fatores, como a questão ambiental, presidência da república, ONU, Igreja Católica... então veja você que esse é um tema bastante polêmico.

Vamos começar, então, fazendo algumas reflexões sobre ele. Podemos pensar sobre a história da catequese em relação aos índios. Ou seja, você já tem a ideia da cristianização desde a colonização do Brasil. Na ideia cristã, o índio precisava ser apresentado a Cristo. Existe um autor famoso chamado Tzvetan Todorov, autor do livro A conquista da América, que cita a frase um indígena que dizia: "Sou um bom cristão, pois já sei mentir. E vou aprender a mentir cada vez mais e logo serei um excelente cristão". Olha essa frase, pessoal, emblemática, não? Profundamente polêmico. Quer dizer, o índio associava ser cristão com o ato de mentir.

Perceba que a tradição das religiões em relação aos povos nativos nunca foi uma relação pacífica. Mesmo nas missões jesuíticas, tinha-se a presença de milhares de índios Guaranis sendo catequizados por padres católicos. Isso faz com que existisse um processo de aculturação. Ou seja, perdia-se a matriz original dessas culturas em favor de uma nova cultura ocidental cristã. O índio vai passar a usar roupas, carregar uma cruz e ler a bíblia.

A própria nominação "índio" é muito reducionista. Porque não existe "o índio". Existem diversas tribos e ramificações e grupos. É como chegar na Europa e falar "o europeu". Poxa, a Europa fez duas guerras mundiais para deixar bem claro quem que é quem! Para deixar bem claro que um francês não é igual um alemão que não é igual um italiano e por aí vai. Então porque você acha que o índio é só "índio"?

E quando você passa por um indígena vendendo seu artesanato em uma grande cidade brasileira. Você passa por ele e pensa "coitado, olha como terminaram, que dó". Quem falou que esse indígena se sente pobre e coitado? Quem está achando ele miserável é ele ou é você? Pessoal, boa parte das culturas nativas do Brasil (como a indígena) tem uma visão de bem estar completamente diferente da nossa. Em nossa visão ocidental, o conceito de riqueza passa por ter uma boa casa, bom carro, acumulação de capital, etc. Para os indígenas, para boa parte deles isso não importa.

Podemos usar um exemplo: uma pessoa passa por uma grande reserva indígena, com muito espaço de terra. Ela pensa: "por que esses caras não plantam soja aqui e ficam ricos? Latifundiários indígenas, olha que beleza". Só tem um pequeno detalhe: para a ótica desse indígena, não passa pela cabeça dele essa ideia. Outro exemplo: o índio está lá no espaço de terra dele. Por conta disso, parte-se da ideia de que ele está cuidando da natureza, dos animais e de tudo que o cerca. Esse é outro erro: achar que o índio é membro do Greenpeace. Ele não é um ambientalista por definição! Pensa comigo: o indígena mora na floresta, então faria sentido ele colocar fogo nela? Não, né? Seria como você chegar na sua casa e colocar fogo nela.

Continue assistindo o vídeo para ver mais exemplos e reflexões :D

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке