Nome científico:
Tagetes erecta L.
Família:
Compositae
Sinonímia popular:
Cravo-fétido-da-índia, erva-de-tunis, maravilha, rojão.
Sinonímia científica:
Tagetes corymbosa Sweet
Partes usadas:
Folha, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.):
Cineol, linalol, carvona, ocimeno, dextra-linoleno, fenol, anetol, eugenol, queretagetina, luteína e zeaxantina.
Propriedade terapêutica:
Sudorífico, antiespasmódico, béquico, antirreumático, vermífugo, laxante, anti-helmíntica, aromática, digestiva, diurética, sedativa, estomáquica, inseticida, nematicida.
Indicação terapêutica:
Indigestão, cólica, prisão de ventre grave, disenteria, tosse, febre, feridas, úlceras, eczema, dor nos olhos, reumatismo, dor nos órgãos sexuais, icterícia, angina.
tags:
Má digestão - dispepsia
Cólica
Prisão de ventre - constipação - obstipação
Disenteria
Tosse - coqueluche
Febre
Ferida
Úlcera
Eczema
Reumatismo - artrite - artrose - dor articular
Alívio de dor
Icterícia
Difteria - crupe - angina maligna
Esta espécie é considerada Planta Alimentícia Não Convencional.
Nome em outros idiomas
Inglês: african marigold, aztec marigold, big marigold, american marigold
Francês: oellet d'Inde, rose d'Inde, tagète rose d' Inde
Espanhol: flor de muerto, cempasúchil
Origem, distribuiçãoT. erecta é nativa do México e Guatemala e provavelmente naturalizada na América Central e América do Sul.
DescriçãoPlanta herbácea de odor forte. Possui folhas opostas, multifendidas, flores amareladas de cheiro tenso e desagradável. Frutos aquênios.
É amplamente cultivada em todo o mundo como ornamental. Tem valor comercial devido a propriedade corante.
Uso popular e medicinalO chá das flores e folhas é usado contra angina e cólicas uterinas. É sudorífico, antiespasmódico, béquico, antirreumático. O cravo-de-defunto é considerado estimulante e o óleo dele extraído é vermífugo. Suas raizes e sementes possuem efeito laxativo [1].
T. erecta é popular nos cemitérios. Em Honduras já foi usado um extrato de água das plantas para lavar cadáveres por causa da forte fragrância do óleo essencial, daí o nome comum em espanhol "flor de muerto". O nome em português "cravo-de-defunto" tem a mesma origem. Toda a erva é considerada medicinal com propriedades anti-helmíntica, aromática, digestiva, diurética, sedativa e estomáquica. Usada internamente para tratar a indigestão, cólicas, prisão de ventre grave, disenteria, tosse e febre. Externamente serve para tratar feridas, úlceras, eczema, dor nos olhos e reumatismo [2].
Na África Oriental suas raízes são ingeridas com "oyster nut" (Telfairia pedata, conhecida em português como "sabina") para aliviar dores nos órgãos sexuais. Em Mauritius uma decocção das flores é bebida contra icterícia. Secreções das raízes têm efeitos inseticida e nematicida [2].
Esse vegetal é às vezes plantado em lavouras como repelente de insetos devido ao seu cheiro peculiar acentuado, embora a mesma seja suscetível a pragas de insetos. Na Índia é cultivada por seu óleo essencial [2].
T. erecta é considerada ícone da medicina tradicional mexicana, onde há milênios é indicada principalmente para distúrbios digestivos e respiratórios. As recomendações práticas são o chá das folhas com hortelã e camomila (como digestivo, vermífugo, analgésico, carminativo); com limão (para doenças do fígado e da vesícula biliar); com canela para combater cólicas menstruais [3,4].
Pétalas de cravo-de-defunto maceradas em ½ litro de azeite de oliva extravirgem tem diversos usos. Essa combinação de antioxidantes das pétalas com antioxidantes do azeite é excelente cardioprotetor, ajuda a diminuir níveis elevados de colesterol, inibe a oxidação de lipídios no sangue, protege as paredes da artéria contra a oxidação e combate a hipertensão. É uma boa fonte de luteína e zeaxantina, componentes de primeira ordem para a saúde da retina. Sabe-se que degeneração macular está associada a deficiência de luteína e zeaxantina na dieta moderna [4].
Descrição de vídeo
Meu nome é Anselmo, sou um Biologo, bacharel e biologia, licenciado em biologia e ciências biológicas. A intenção do canal é compartilhar técnicas úteis no cultivo de horta no solo como hortas em vasos. Muitas pessoas moram em apartamentos querem hortas em apartamentos, aqui tem tudo que você precisa pra ter um cultivo orgânico e sustentável.
Me siga também no Facebook:
/ 3141715082506582
E também no Instagram:
@aquaponia_mineira
#aquaponiamineira #hortaemcasa #hortasuspensa #hortanavaranda #hortaemvasos
My name is Anselmo, I am a Biologist, Bachelor of Biology, Bachelor of Biology and Biological Sciences. The channel's intention is to share techniques useful in cultivating an in-ground vegetable garden such as potted vegetable gardens. Many people who live in apartments want vegetable gardens in apartments, here you have everything you lneed to grow organically and sustainably.
#aquaponimineira
Информация по комментариям в разработке