HIV 40 Anos: Aids e Suas Histórias - Américo Nunes

Описание к видео HIV 40 Anos: Aids e Suas Histórias - Américo Nunes

A série traz histórias de diferentes gerações e sua convivência com o HIV. Neste episódio, a conversa é com Américo Nunes, fundador do Instituto Vida Nova Integração, que recebeu diagnóstico positivo para HIV em 1988.

“Demorei para tornar isso público porque naquela época o estigma era muito grande. Só contei aos meus pais dez anos depois. Para minha surpresa, eles deram apoio. Nunca desenvolvi a doença. Descobri que estava infectado porque amigos de um ex-namorado estavam morrendo de aids e resolvi fazer o teste. Como não sentia nada, levei um tempo para aderir aos medicamentos, comecei a tomar remédio com a chegada dos antirretrovirais, em 1997.”

Segundo Américo, o que o ajuda a se manter bem emocionalmente são os trabalhos voluntários que realiza com pessoas vivendo com HIV desde que descobriu seu diagnóstico. “Conheci meu atual marido, o ex-militar chileno Jorge Reyes Rodriguez, que também tem o vírus, em um desses projetos, e estamos juntos há mais de 30 anos”

Em maio de 2000, os dois fundaram o Instituto Vida Nova, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, ONG que atende 900 pessoas com HIV. A ONG oferece apoio psicologico e atividades como hidroginástica e fisioterapia, além de grupos de convivência.

Nesta websérie, Américo abriu o coração e contou detalhes sobre momentos difíceis que viveu, como a partida de sua mãe e a luta contra o câncer. “Por incrível que pareça, o maior baque que tive até hoje não foi o diagnóstico do HIV, e sim um câncer no reto, em 2011. Fiquei muito fragilizado psicologicamente, até porque sentia muita dor e vivia à base de morfina. Fiz quimioterapia e radioterapia e estou totalmente recuperado.”

Para ler mais: https://agenciaaids.com.br/noticia/tv...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке