ISLÃ NO BRASIL. Mesquita Imam Ali ibi Abi Tálib, 1972.

Описание к видео ISLÃ NO BRASIL. Mesquita Imam Ali ibi Abi Tálib, 1972.

Facebook:   / historialocalparana  
Instagram:   / historia_local  

A Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib, localizada no Centro Histórico de Curitiba, foi inaugurada em 1972. Erguida no estilo arquitetônico islâmico, possui uma cúpula central ladeada por duas torres denominadas minaretes. É forrada por legítimos tapetes Persas, sua construção foi orientada em direção a cidade sagrada de Meca, conforme determinam as prescrições religiosas.

Islã é uma religião monoteísta, ou seja, a crença em um único Deus chamado de Alá na língua árabe. A mesquita é o local de culto dos seguidores desta fé, ambiente de devoção, aprendizado e união entre os muçulmanos.

A orientação da fé islâmica está contida no Alcorão, considerado pelos muçulmanos a última e definitiva escritura sagrada (após a Torá do Judaísmo e do Evangelho do Cristianismo), revelado ao último dos profetas enviados, Muhammad, conhecido no ocidente como Maomé.

Nascido em Meca, na atual Arábia Saudita, Maomé teria recebido a revelação do Arcanjo Gabriel enquanto estava em uma caverna no Monte Hira, em uma das noites do Ramadã, em 610 d. C.

Acredita-se que o Islã chegou no Brasil por meio de escravos africanos muçulmanos, trazidos de países da África Ocidental. O levante de escravos conhecido como Revolta dos Malês, ocorrido no ano de 1835, em Salvador - BA, contou com negros de origem islâmica, um diferencial destes era a apropriação da escrita, alfabetização.

Todo muçulmano deve praticar cinco orações diárias, no período compreendido desde a alvorada até o por do sol. Para isto, devem purificar o corpo, utilizar vestimentas especificas e se direcionar para Meca, considerada a cidade mais sagrada do mundo para a religião islâmica. Além da oração, os mortos também devem ser sepultados em sua direção.

Algumas curiosidades: Os homens muçulmanos procuram urinar sentados no vaso sanitário, para evitar que os respingos sujem suas roupas, os possíveis "micros respingos" já a tornam imprópria para suas preces. Também não utilizam papel higiênico, os muçulmanos prezam pela ducha com água para melhor limpeza. Não consomem carne de porco, tubarão e alguns tipos de crustáceos e não devem ingerir álcool. Tais ações levaram os países árabes a um alto padrão de higiene.

REFERÊNCIAS:

Conhecendo as Religiões do Mundo. Kevin O'Donnell, 2006;
O Livro das Religiões. Ed. Schwarcz, 2000;
Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, 2020.

Agradecemos imensamente a contribuição, atenção e acolhimento de nossas curiosidades pelo professor Gamal Oumairi na Mesquita de Curitiba.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке