Publicamos os vídeos do Seminário Internacional "Democracia em colapso?" na TV Boitempo. Todas as aulas, conferências e mesas foram gravadas e estão disponibilizadas gratuitamente aqui no canal!
Esta mesa reuniu os sociólogos Michael Löwy, Ruy Braga e Sabrina Fernandes, e contou com mediação de Débora Baldin.
Com um tema tão provocador quanto elucidativo, este debate versa sobre o atual momento de crise global em torno do conceito de democracia e formas radicais de superação das dinâmicas de opressão sistêmica. Se a iniquidade de renda, a desigualdade de oportunidades e a devastação do meio ambiente são centrais no capitalismo, como pensar modelos de organização social e formas de democracia radical? O debate conta com a participação do pensador franco-brasileiro Michael Löwy, um dos maiores nomes da tradição ecossocialista e referência nos estudos das obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, György Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin. De modo a aprofundar as discussões aqui apresentadas, a Boitempo lançou, durante o seminário, os livros Como ser anticapitalista no século XXI?, de Erik Olin Wright e Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais, de Kevin B. Anderson.
MICHAEL LÖWY (FRANÇA/BRASIL)
Diretor de pesquisas emérito no Centre National de la Recherche Scientifique, é um dos maiores estudiosos das obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, György Lukács e Walter Benjamin. É coordenador da Coleção Marxismo e Literatura, editada pela Boitempo, e autor traduzido para 29 idiomas. Pela Boitempo, lançou Walter Benjamin: aviso de incêndio (2005), A teoria da revolução no jovem Marx (2012) e A estrela da manhã (2018).
RUY BRAGA
Sociólogo e professor livre-docente da Universidade de São Paulo, coordena, com Marco Aurélio Santana, o grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Sociologia, Sindicato, trabalho e ações coletivas. Sua tese de livre docência A política do precariado foi finalista do prêmio Jabuti 2013 quando de sua publicação pela Boitempo. Além de escrever mensalmente para o Blog da Boitempo, publicou, pela editora, entre outros, A política do precariado (2012) e A rebeldia do precariado (2017).
SABRINA FERNANDES
Doutora em Sociologia com especialização em Economia Política pela Carleton University, no Canadá, é especialista em teoria marxista, estudos feministas e sociologia ambiental. Atualmente, é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília e produz o canal de divulgação científica e política no YouTube, Tese Onze. É autora do livro Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira (Autonomia Literária, 2019).
DÉBORA BALDIN
Comunicadora, pesquisadora e militante lésbica e socialista, é formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Aos 26 anos, atua no meio digital há pelo menos seis anos (no YouTube e outras plataformas). Começou militando com questões relativas à diversidade sexual e hoje desenvolve conteúdo para suas redes sociais em temas como diversidade, mulheres, conflitos e relações internacionais de uma perspectiva anticapitalista. É uma das apresentadoras e criadoras do podcast Fogo no parquim.
---
👉 Acompanhe a Boitempo
LOJA VIRTUAL: https://www.boitempoeditorial.com.br/
CLUBE DO LIVRO: https://armasdacritica.boitempoeditor...
BLOG: https://blogdaboitempo.com.br/
PODCAST: https://bit.ly/radioboitempo
NEWSLETTER: https://bit.ly/newsBoitempo
TELEGRAM: https://t.me/Boitempo
#DemocraciaEmColapso #anticapitalismo #teseonze
Информация по комментариям в разработке