Nosso passeio de hoje é em JOANÓPOLIS / SP . Passeamos pelo centro da cidade , fomos visitar o PARQUE CACHOEIRA DOS PRETOS .
Joanópolis é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam joanopolitanos.
O município se estende por 375,1 km² e contava com 13 220 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 35,2 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Extrema, Itapeva e Piracaia, Joanópolis se situa a 9 km a Sul-Leste de Extrema, a cidade mais próxima nos arredores.
Situado a 895 metros de altitude, de Joanópolis tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 22° 55' 48'' Sul, Longitude: 46° 16' 33'' Oeste .
Joanópolis, antiga São João do Curralinho, foi fundada no ano de 1878, em território pertencente ao então município de Santo Antônio da Cachoeira, atual Piracaia. Deve-se sua fundação a um pugilo de habitantes do bairro que costumeiramente se reuniam junto a um grande cruzeiro, localizado onde hoje se acha a matriz, para festejar, no dia 24 de junho, o transcurso do dia de São João Batista. Em 1878, por ocasião dos festejos, ficou resolvido que aquele ano em diante se nomeassem festeiros, em cada ano para o ano seguinte, sendo aclamados, desde logo, patrocinadores da festa vindoura os Senhores Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto. Tiveram eles a ideia de levantar, uma pequena igreja nas proximidades do cruzeiro, para melhor agasalhar as festividades.
O Município de Joanópolis pertence a Região de Campinas Sub-Região de Bragança Paulista, limitando-se com o Estado de Minas Gerais através dos Município de Extrema, Camanducaia e Vila Monte Verde; com os Municípios Paulista de São José dos Campos, Piracaia, Vargem, Igaratá e Bragança Paulista.
Possui uma área de 377km ² com altitude mínima de 850m onde se localiza a represa do Sistema Cantareira- SABESP e altitude máxima de 2.070m. Acidade está a 1.000m de altitude. A temperatura média anual é de 19°C e a pluviosidade anual média é de 1.600mm e seu clima é temperado. Com Inverno menos seco. Sua população aproximada é de 11.000 habitantes sendo:7.000 na cidade e 4.000 na zona rural e conta 5.500 eleitores.
Cachoeira dos Pretos
Um dos passeios mais emblemáticos de quem viaja à Joanópolis. Quem quer conhecer pontos turísticos em São Paulo, mas se afastar um pouco da capital, essa cachoeira é uma bela opção. Localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos tem grande volume de água e uma queda d’água é de, aproximadamente, 150 metros. É neste local que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.
Entre as curiosidades sobre o nome “Cachoeira dos Pretos”, uma delas afirma que os escravos, fugidos na região, saltavam no abismo da cachoeira e gritavam a frase: “morrer mil vezes do que viver escravo”. Tudo isso em busca de liberdade. É claro que esse é apenas um dos mitos que se contam por lá. Mas, vale conhecer um pouco mais antes de visitar a cachoeira, né? . A cachoeira tem esse nome , oriundo da família Portuguesa PRETO DE OLIVEIRA .
Os aventureiros que forem à Joanópolis precisam dar uma passada no Morro do Gigante. O local tem esse nome, pois a montanha, em seus formatos e silhuetas, forma um homem deitado, quando visto de longe.
Ela está localizada na Serra do Lopo, a mais ou menos 12km do Centro e tem mais de 1700 metros de altitude. Do topo da montanha é possível avistar cidades da Região Bragantina até o Vale do Paraíba. É algo indescritível e vale o esforço para ir até o topo.
Um pouco de história e arquitetura para quem quer conhecer o outro lado da cidade, um pouco mais conceitual. A Igreja Matriz, no centro de Joanópolis, foi fundada em 1878 e no local foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista. Posteriormente a esse acontecimento, uma pequena capela foi acoplada, com formato de basílica, um estilo neoclássico e com traços góticos e romanos.
Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem. O mais interessante é que, provavelmente, cada morador da cidade tem uma história para contar. Noites de lua cheia da cidade costumam ser bem movimentadas com muitos causos a serem contados.
Ao passear pelo centro, é possível avistar comércios com muitos objetos e referências sobre o Lobisomem. Nas praças, entradas de lojas, calçadas… por onde passar, será possível avistar a figura folclórica.
Quem gosta de se aventurar e quer imergir no conto do Lobisomem existe essa possibilidade. Joanópolis promove todo mês de agosto algumas trilhas, caminhadas e eventos para homenageá-lo. Essas trilhas são realizadas em meio à mata nativa e servem para que os turistas, ou os moradores locais, estejam emergidos à cultura da cidade.
Realmente gostamos bastante desse passeio . A cidade é bem perto da grande São Paulo e merece muito uma visita !!
Bom entretenimento à todos !!!!!
Информация по комментариям в разработке