Conheça o artigo 35-A da LDB e saiba o que a LDB fala sobre o Novo Ensino Médio.
O artigo 35-A da LDB é o segundo artigo que trata especificamente do Ensino Médio. Ele foi acrescentado à Lei em 2017 e aborda a relação Ensino Médio e BNCC. Por isso, neste vídeo, nós falaremos sobre as áreas do conhecimento, carga horária, estudos obrigatórios entre outros pontos que o artigo aborda sobre o Novo Ensino Médio. Confira:
00:00 Introdução ao artigo 35-A da LDB
00:42 Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
02:04 § 1º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
03:07 § 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
03:32 § 3º O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
04:06 § 4º Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
04:53 § 5º A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
06:07§ 6º A União estabelecerá os padrões de desempenho esperados para o ensino médio, que serão referência nos processos nacionais de avaliação, a partir da Base Nacional Comum Curricular. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
06:41 § 7º Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
07:32 § 8º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre: (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)
Vem estudar outros artigos com a gente! Acesse a nossa playlist: • Artigos da LDB
Conheça um dos artigos mais importantes para quem está se preparando para concursos da área da educação: • QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA LDB? - LDB...
▶ SIMULADO 1 – QUESTÕES LDB COM GABARITO COMENTADO • 🔥 SIMULADO 1 – QUESTÕES LDB COM GABAR...
▶ QUAIS SÃO AS FINALIDADES DO ENSINO MÉDIO? • QUAIS SÃO AS FINALIDADES DO ENSINO MÉ...
▶ CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA • CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - LDB Ar...
▶ AVALIAÇÃO E CARGA HORÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA • AVALIAÇÃO E CARGA HORÁRIA NA EDUCAÇÃO...
E, se ainda não conhece o nosso canal, entenda o que estamos fazendo aqui: • EDUCADORES SEM TEMPO
Siga as nossas redes sociais:
✅Facebook: / educadoressemtempo
✅Instagram: / educadoressemtempo
#ldb #concursos #educação
Информация по комментариям в разработке