Videoaula 3 Bioeletrogênese

Описание к видео Videoaula 3 Bioeletrogênese

Na aula anterior, vimos que a membrana celular é formada por uma bicamada lipídica (contendo principalmente fosfolipídios) a qual atua como uma barreira seletiva entre o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC), permitindo a passagem de moléculas hidrofóbicas e dificultando a passagem de moléculas hidrofílicas. Desta forma, moléculas com carga elétrica (que são muito hidrofílicas), como os íons, não conseguem atravessar essa barreira. No entanto, não se esqueçam que na bicamada lipídica há proteínas de transporte (canais e bombas iônicas), pelas quais os íons podem atravessar. Nesta aula, destaco o movimento de íons (principalmente Na+ e K+) através da membrana, explicando como esse movimento pode gerar eletricidade nos neurônios.

Ao assistirem a videoaula, tentem responder as seguintes questões:

1. O que é potencial de membrana?
2. O que é potencial de repouso?
3. O que é potencial de equilíbrio de um íon?
4. Por que o potencial de repouso dos neurônios apresenta valores negativo?
5. Defina despolarização e hiperpolarização da membrana.

Antes de assistir a videoaula revise alguns conceitos da física:

• Eletricidade: conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas em repouso (estacionárias) ou em movimento.
• Potencial elétrico: é a energia armazenada dentro de um campo elétrico (com um polo positivo e outro negativo), que pode ser utilizada para mover uma carga elétrica dentro deste campo (cargas positivas vão em direção ao polo negativo e vice e versa). Sua unidade de medida é o volt.
• Tensão elétrica ou Diferença de potencial: é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Logo, sua unidade de medida também é o volt.
• Voltagem: tensão elétrica medida em volts. Usa-se um voltímetro para medir.

#potenciaisdemembrana #bioeletrogênese #eletrofisiologia

Комментарии

Информация по комментариям в разработке